Desde 1984
Editorial
17 de Abril de 2020
Economia x Saúde

Enquanto autoridades mundiais de Saúde pedem que o isolamento social continue, a fim de garantir o menor número de infectados, a preoupação do pequeno e micro empresário é com o retorno gradual das atividades. Em João Monlevade, a preocupação maior é com o fechamento do comércio, que causa um impacto de cerca de R$30 milhões a menos na economia local, segundo a CDL. Além disso, comerciantes não compreendem (e com razão) o porquê das pessoas continuarem nas ruas, nos supermercados, bancos e lotéricas e só as lojas estarem fechadas.

Além disso, o questionamento dos comerciantes (e novamente com razão) é porque não há um plano claro para evitar as aglomerações nos estabelecimentos que podem funcionar. A Prefeitura publicou um comunicado, na segunda-feira (13), com algumas orientações. Mas não apresentou como será o seu cumprimento. Assim, fica difícil evitar a circulação do vírus que já está na cidade. 

Se a abertura do comércio ocorrer, mesmo com as medidas de segurança, é preciso rever o funcionamento. Não basta abrir as lojas se não forem tomadas medidas para serem cumpridas por todos os estabelecimentos. 

O impacto na economia é grande e, talvez, nunca visto na cidade nos últimos tempos. Porém, continuar tapando o sol com a peneira, fingindo que o contato social e as aglomerações não existem, pode gerar uma crise de saúde sem precedentes. O governo da prefeita Simone Carvalho precisa agir, porque o que fez até agora não resolve nada: não ajuda nem a economia e nem a saúde pública.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG