Desde 1984
Werton Santos
06 de Dezembro de 2019
Fazer muito mais com muito menos
Reduzir gastos e potencializar recursos. Esta deve ser a nova ordem de gestão pública e, em João Monlevade, não pode ser diferente. Já mencionei em outros textos que a redução de cargos se faz necessária, porém, esta redução deve ser acompanhada de aumento de disponibilidade de serviços, assim deve ser o lucro no setor público.
Das diversas possibilidades de associações e integração de secretarias que poderão ocorrer em João Monlevade, acredito ser essencial a junção das secretarias de Educação, Esporte e Fundação Casa de Cultura. A proposta que deu certo em diversos países é de uma Secretaria de Educação, ou órgão relativo, composta por três departamentos: o Departamento de Ensino, o Departamento de Esporte e o Departamento de Cultura. Este modelo é utilizado em países de elevada eficiência educacional, com elevado nível cultural e desempenho esportivo altamente considerado. Claro que em países como o Brasil, este modelo deve ser adaptado em função da realidade econômica e social bem diferentes. Uma adequação respeitando o tempo, as competências profissionais e a infraestrutura necessária.
A junção destas secretarias possibilitará inúmeros ganhos como a implantação do “ensino integral”, ampliação das atividades nos novos departamentos, devido à interação destes, com ações fortemente ligadas e, em mesmo tempo, a disponibilização de toda a infraestrutura deste novo modelo para a sociedade. Desta forma, poderemos ter as bibliotecas das escolas modernizadas e abertas ao público salas de música, dança, teatro, artes plásticas, pintura para ensinar as crianças e em mesmo tempo disponível para a sociedade campos e quadras esportivas, academias, pistas de corrida para prática da educação física nas escolas, acessível ao cidadão atleta. Outro ganho a se destacar é a implantação de um sistema de treinamento/graduação dos profissionais, pois esses terão atividades integradas. Assim, os professores dos departamentos seriam melhores qualificados, graduados em atividades correlatas às suas áreas.
A educação integral seria paulatinamente implantada no município, sem elevação impactante de custos, pois os atuais recursos já utilizados serão potencializados. É produzir mais, gastando menos. Quanto mais tempo as crianças, adolescentes e jovens estiverem na escola aprendendo, praticando esporte, produzindo arte e aprimorando culturalmente, menos tempo eles ficarão expostos à pseudos prazeres sociais, como as drogas ilícitas.
O que apresentei aqui é apenas uma visão macro de como têm de ser as áreas envolvidas nesta sugestão. Em outra oportunidade, apresentarei outras possíveis junções que acredito serem necessárias para João Monlevade.

() Werton Santos é professor e pré-candidato a prefeito
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG