Desde 1984
Paulo Roberto Reis
22 de Novembro de 2019
Valeu, Zumbi, mas a luta não para
Neste mês de novembro, em que comemoramos o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, os nossos irmãos têm sofrido vários ataques por sua cor, em várias partes do mundo. Tomando como exemplo apenas o futebol podemos citar os casos de Dentinho, brasileiro e do italiano Mario Balotelli. E vale frisar que o Balotelli, apesar da fama de brigão e criador de problemas em campo, tem um lindo projeto em Salvador, na Bahia, onde construiu um espaço para crianças carentes e não faz questão nenhuma de expor isso na mídia. Ainda dentro do futebol, tivemos o caso daquele torcedor atleticano idiota, que ofendeu o segurança, que tentava protegê-lo com a célebre frase racista: “você já viu a sua cor?”
Apesar de tudo isso não podemos nos esmorecer, não podemos ficar apenas nas frases bonitas e lindos textos. A hora exige ação, temos que aumentar a nossa luta pela igualdade de direitos, fazer valer a nossa cidadania e mostrar que a luta e morte de Zumbi dos Palmares não foi em vão. Fazer como vem fazendo há dezenove anos, o nosso amigo Anselmo de Oliveira, que com o seu Miss e Mister Afro engrandece a beleza negra em toda a nossa região.
No último dia 15 de novembro, tivemos mais uma edição do desfile dos mais belos negros pela passarela armada no salão nobre do Real Esporte Clube. Anselmo e equipe foram muito felizes na seleção dos concorrentes, criando um grau de dificuldade muito grande para os jurados da noite. No entanto no desfile não se restringiu apenas à passarela, em todo o salão nobre do clube só se viam lindas mulheres, moças e rapazes todos muito belos e felizes por terem ali uma noite só para eles. Senti muito orgulho por estar ali, participando e aplaudindo tudo aquilo.
Anselmo de Oliveira, o Colunista Social de João Monlevade, merece não só o nosso aplauso, mas também o nosso apoio. São anos de uma luta incansável em prol da valorização da raça negra, indo às vezes na marra para manter o seu projeto.
O Miss e Mister Afro vem merecendo há tempos, um espaço maior na mídia escrita e falada da região pois hoje, mesmo com as dificuldades, o evento se tornou regional.
Parabéns, Colunista Anselmo de Oliveira. O seu evento realmente engrandece e enobrece a raça negra do Brasil. A luta não pode parar. Parabéns a todos nós, negros, por mais esse 20 de novembro que ainda podemos comemorar Valeu, Zumbi dos Palmares

() Paulo Roberto Reis negro, professor, coordenador do SEFIM
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG