Desde 1984
Jose Roberto Fernandes
01 de Novembro de 2019
João Monlevade, berço empreendedor
Quem tem o capital procura investir, colocar o dinheiro para trabalhar, render. Empreender é algo quase insano neste país com legislações complexas e com falta de formação empreendedora na grade escolar.
Quem empreende, quase nunca tem o capital, surge uma ideia, daí um sonho, logo a busca por realização. Muitas vezes o empreendedor arrisca em algo que já deu errado para outro, acreditando que suas competências pessoais farão toda a diferença. Muitas vezes o sucesso acontece, mesmo buscando o capital no mercado financeiro e em alguns casos, no mercado informal como empréstimos com parente ou amigos.
Desde que conheci esta cidade, não resisti em empreender aqui. Mudei-me imediatamente para João Monlevade a fim de começar um novo empreendimento. Viajando por muitos polos comerciais e industriais concluí que, em João Monlevade, existe uma vocação para tal. Referência em distribuição e varejo de gêneros alimentícios, produção de aço, consultorias em diversos segmentos, a exemplo de contabilidades, e referência também em produtos ópticos entre outros, a cidade possui vários empresários no ranking dos mais bem-sucedidos do estado de Minas Gerais.
João Monlevade é uma cidade que inspira as pessoas a empreenderem, mas nada disso seria possível se, no passado, alguém de sensibilidade aguçada não tivesse tomado medidas importantes e tornado a cidade um polo de formação acadêmica. As formações de nível superior aqui oferecidas dão o suporte necessário para os desafiantes nessa difícil empreitada. A estruturação dessa formação oferece mão de obra de qualidade e mais barata uma vez que as pessoas preferem ganhar menos a mudar de cidade, o que aumenta seus custos também.
Não podemos contentar com o passado, precisamos avançar, para tanto, temos que reforçar as instituições de ensino, as instituições financeiras, as instituições representativas como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de João Monlevade (Acimon) e órgãos como Prefeitura e Câmara de Vereadores. Não podemos parar no tempo, temos que continuar a frente. A atividade por si só se desenvolve e se sustenta, basta um sistema ambiente favorável, e essas entidades em conjunto a outras não citadas saberão como explorar essas competências e atrair divisas e principalmente mais emprego para nossa região.

José Roberto Fernandes é empresário, provedor do Hospital Margarida e Coach
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG