Desde 1984
Erivelton Braz
20 de Setembro de 2019
Honorário
Juazeiro, na Bahia, é uma cidade que tem grandes filhos ilustres. João Gilberto, Ivete Sangalo e o jogador de futebol, Daniel Alves, são alguns deles. A cidade baiana, agora, divide com João Monlevade, o título de terra natal de outra grande pessoa: Francisco Bernardino dos Santos. “O Baiano”, como é conhecido por aqui, chegou à cidade como a maioria dos que aqui aportaram, como imigrantes, em busca de trabalho e de uma nova vida. Aliás, receber bem os que chegam de fora é uma das vocações desta cidade, erguida a partir do trabalho de um francês.
Bernardino, que recebeu na última quarta-feira (18), o título de Cidadão Honorário de João Monlevade, é mais um exemplo dos que se tornam monlevadenses de coração, exercendo, como poucos, a cidadania e dedicando a vida e o trabalho para edificar essa cidade. Prova maior é que, aos 78 de idade e com 52 vividos em João Monlevade, Bernardino ajudou muito o município, seja com trabalhos sociais, voluntários e de dedicação ao esporte.
Falando na área esportiva, ele foi um dos que ajudaram a fundar e ainda trabalham para manter o Real Esporte Clube, como um dos mais importantes da região, referência para outros do Estado. Além do clube, Bernardino desenvolve uma série de ações voluntárias junto a entidades como Lions, Maçonaria, Associação de Amparo ao Idoso e que fazem a diferença na vida das pessoas envolvidas.
Em seu discurso, durante a homenagem, ele frisou a frase do ex-presidente John Kennedy: “Não pergunte o que o país pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo seu país”. Bernardino reforçou que segue essa frase como lema, sempre se questionando o que pode fazer para as entidades das quais participa. Por isso, ele deixou claro em sua fala que, o ser humano não pode deixar de ir em frente, como ensinou Luther King: “Se não puder voar, corra, se não puder correr, ande, se não puder andar, rasteje, mas nunca deixe de seguir em frente”. E completou: “assim, de tanto fazer o possível, o homem vai conseguir fazer o impossível”. Com essa dedicação ao município, faltava a justa homenagem a quem, de fato, dedica tempo e esforços para melhorar, a cada dia, o município que é de todos nós. Bernardino ainda pediu mais união aos políticos, para que deixem de ver suas bandeiras partidárias, em defesa do bem comum. Recado mais que atual e necessário.

() Erivelton Braz é editor do A Notícia e fundador da Rotha Assessoria em Comunicação
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG