Desde 1984
Carlos Arthuso
16 de Agosto de 2019
Monlevade, cidade que escolhi
João Monlevade, cidade que escolhi, quando deixei minha cidade natal, São Domingos do Prata, e na qual me firmei como cidadão e empresário. Acolhido com carinho, respeito e muito reconhecimento, procurei ao longo desse tempo me dedicar aos interesses sociais e o desenvolvimento da cidade, como forma de retornar à sociedade, um pouquinho do muito que aqui me foi proporcionado. Me foi outorgado pela Câmara Municipal o título de cidadão honorário, o que me encheu de honra e me fez, ainda mais, sentir um monlevadense de coração e de direito e, porque não, de deveres.
Cidade de pouca área territorial, simples pela pacatez de seu povo e pela singeleza estampada nas suas montanhas, no seu rio, na sua mata nativa, contrastando com a abundancia e robustez estampada na linha de trem carregada de aço de João Monlevade, rumo ao mundo. Simples na sua história que se inicia com uma forja trazida por um guerreiro francês e que se transformou em uma empresa de grande importância econômica e social.
Hoje uma cidade universitária e fornecedora de mão de obra especializada, sediando uma das empresas mais importantes na fabricação de aço, atendendo demandas dos mercados nacionais e internacionais, levando o seu nome além das fronteiras. Uma cidade que, apesar de sua proximidade com a capital, se destaca como polo regional, não só no comércio varejista, mas também na indústria e na prestação de serviços. Detentora do único hospital da região com capacidade de atendimento médico de maiores complexidades, atende todas as cidades da região do Médio Piracicaba e transeuntes de várias partes do país, que passam pela BR 381/262, o que a torna referência também no tocante à saúde.
Destaca-se ainda quanto às instituições financeiras que atendem a cidade e região e, neste contexto, não posso deixar de apontar o espírito cooperativista de seu povo, que faz parte de uma das maiores cooperativas de crédito do estado, uma cooperativa que se consolidou e que gera divisas, empregos e desenvolvimento, além de fazer com que os recursos financeiros permaneçam na própria cidade.
Outro ponto que me chama atenção e que mais uma vez mostra o espírito cooperativo desse povo, é a atuação dos clubes de serviços e entidades. Uma Associação Comercial que se destaca em toda a Federaminas, respeitada pela sua representatividade e importância para o desenvolvimento local e regional. CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, empregados representados pelos sindicatos, três Lojas Maçônicas (Príncipe de Conde, Harmonia 1625 e Luz do Vale), dois Lions Clube (Lions Sobral e Lions Centro), Rotary Clube de João Monlevade distrito 4.520 de Rotary Internacional, além de outras de grande importância como Associação dos Pensionistas e Aposentados de João Monlevade, Colônia Bom Samaritano, Lar São Jose, e outros, que se unem cooperando sempre para fazer dessa cidade um lugar bom de se viver.
Com muito apreço, respeitando sua trajetória e almejando um futuro ainda mais promissor vamos cuidar dessa cidade, inclusive escolhendo com cuidado e muita responsabilidade os políticos que nos representarão.

() Carlos Arthuso é diretor da Contabilidade Arthuso e da Portal Segurança Eletrônica
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG