Desde 1984
Márcio Passos
19 de Julho de 2019
Estacionamento rotativo
João Monlevade tem um sistema de estacionamento rotativo moderno e informatizado, abrangendo as principais avenidas e ruas do centro da cidade, com os espaços devidamente demarcados, todos pagando pelo serviço bem fiscalizado e com multas aos infratores, gerando recursos para a Prefeitura e retorno aos munícipes com melhores serviços e equipamentos públicos.
Certo? Não, errado
O estacionamento rotativo é um “faz de conta” vergonhoso e irresponsável. Sabe por quê? Porque ele engana as pessoas sérias e premia as nem tanto. Na realidade, apesar da lei, sua regulamentação e as placas de advertência, ninguém é fiscalizado e punido com multas.
Os garotos que representam a empresa concessionária do serviço advertem, mas não podem multar, ação que caberia à equipe do Setran, que não a faz certamente por decisão política não republicana e de péssimo exemplo de gestão.
Os que pagam regularmente a utilização do serviço estão sendo enganados, pois não representam mais do que 12% dos utilitários. A maioria de 88% já percebeu a “lorota” e estaciona onde bem entender sem pagar um centavo sequer.
Eu me encaixo entre os 12% de bobos que acreditam na seriedade da gestão pública e no estacionamento rotativo implantado pelo governo anterior do mesmo grupo político. É tudo balela, enganação, irresponsabilidade e descuido com o interesse público.
No mês de agosto, a Prefeitura de João Monlevade, diante desta falha grave de gestão, deixou de arrecadar mais de R$2 milhões. Num ano o déficit na receita do município chega a R$24 milhões, recursos suficientes para atender tantas demandas não cumpridas e reduzir o fácil discurso da falta de dinheiro que sempre repetem apontando todos os dedos para o governador Pimentel, que também não é nenhum santo.
Eu nunca estacionei sem pagar e sinto-me indignado por toda esta enganação. E pergunto: onde está o Ministério Público? Mesmo porque, sei bem onde está a maioria dos vereadores.

(Texto escrito e postado no facebook em 9 de setembro de 2018 e que permanece atual ainda hoje)

() Márcio Passos é jornalista e fundador do A Notícia
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG