Você está em Opinião / ESPAÇO LIVRE /
Espaço Livre
15 de dezembro de 2017
Novo ano de novo
Já pararam para pensar no tanto de desperdício que fazemos todos os dias? É comida que sobra do almoço que jogamos no lixo, é roupa velha nas quais tacamos fogo. É uso desenfreado de papel higiênico sem necessidade e, até mesmo, o uso desregulado de água. Nesta semana, caiu uma pesada chuva em João Monlevade, que foi estourando o asfalto do bairro República e encheu as avenidas principais de água, lama e sujeira, uma vez que as redes já não estavam em boas condições. Mas isso parece que não impede o desperdício de água, nem a preocupação em se descartar o lixo corretamente, que acaba entupindo as bocas de lobo.
Todos viram os vídeos e fotos que circularam nas redes sociais de como ficaram as ruas durante e depois da chuva. Numa rápida ida à avenida, era possível ver restos da destruição que ocorreu. Contraditoriamente, era possível ver comerciantes usando mangueiras para lavar a calçada (sim, em tempos de chuva e com o aviso do DAE para economizar água).
Por qual motivo estou falando disso agora? Pois o ano está acabando, faltam poucos dias para 2018 entrar e será que não poderíamos tentar ser melhores? De evoluirmos a ponto de entendermos que as sobras para uns, às vezes, falta para outros? Algumas pessoas tiveram que sair de suas casas nesta semana por risco de morte. Outras, tiveram as casas inundadas, perdendo boa parte de seus objetos pessoais e de valor sentimental. E a maioria das pessoas simplesmente não se importa...
E não é só durante essa semana de chuva, todos os dias, várias pessoas sentem a falta de água, comida, roupa e mantimentos básicos para higiene e sobrevivência. Dois mil e dezoito está chegando e precisamos repensar nossas atitudes, nossas manias e nossos desperdícios. Precisamos estar mais presentes para ajudar os que precisam e estar sempre dispostos a melhorar e a mudar. Façamos desse ano novo, um ano realmente novo e especial.

() EDUARDA LUIZA é monlevadense, tem 18 anos e estuda artes e design na UFJF

LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS