Desde 1984
Geral
21 de Fevereiro de 2024
Monlevade perde “Chico Franco”, um dos grandes nomes da comunicação regional

Faleceu nesta quarta-feira (21) o jornalista e comunicador Francisco Franco Sobrinho, o popular Chico Franco. Ele tinha 88 anos e estava internado há vários dias no Hospital Margarida para tratar de complicações de saúde. Ele deixa esposa a esposa Neusa, dez filhos, netos e bisnetos. 

Chico Franco nasceu em Governador Valadares no dia 27 de setembro de 1935, chegando em João Monlevade em 1967, cidade que aprendeu a amar e admirar. Em sua longa carreira, foi um dos precursores da imprensa local. Ele foi proprietário do jornal Vale do Médio Piracicaba entre 1973 e 1975, dono da agência de publicidade Atlanta, editor do A Notícia no início da década de 1990, e assessor de Comunicação da Prefeitura de João Monlevade durante vários governos. Também presidiu a Fundação Casa de Cultura.

Artista e com vasto conhecimento musical, Chico Franco também foi compositor e letrista, organizando, disputando e vencendo diversos festivais da canção em Minas nos anos de 1970 e 1980. Ele ainda compôs jingles publicitários e eleitorais em Monlevade e região.

De personalidade e opiniões fortes, Chico Franco era admirado por muitos e criticado por outros.  Ele também trabalhou por anos na Rádio Cultura, como editor de jornalismo, além de comandar programas, como o “Falando Francamente” em que dava opiniões sobre vários temas de João Monlevade e região, sobretudo, a respeito da política. As mesmas opiniões ele manteve por anos na página 2 do A Notícia e em blogs na internet, sempre com grande repercussão.  

Já aposentado, Chico Franco também trabalhou ao lado da radialista Mariléia Miranda no programa matinal “Espaço Livre”, da Rádio Comunicativa FM. Na programação, eles traziam notícias, denúncias, além de debates e problemas da comunidade. O programa, de segunda-feira a sexta-feira, ficou no ar por quase cinco anos, sendo encerrado em 2022. 

O velório de 'Chico Franco' acontece das 11 às 15h30 desta quarta-feira (21) na capela 2 do Velório Municipal de João Monlevade, no bairro José de Alencar. O sepultamento ocorrerá às 16 horas no cemitério antigo do Baú. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG