Desde 1984
Geral
12 de Agosto de 2022
Fundação Casa de Cultura destaca: “Setor bate vários recordes em Monlevade”

A Fundação Casa de Cultura afirma que “o setor cultural de João Monlevade tem batido sucessivos e expressivos recordes na atual gestão municipal”. Em balanço  apresentado no III Fórum Municipal de Políticas Culturais, na semana passada, a diretora-presidente da Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, expôs números que ela  considerou extremamente positivos no município.
De acordo com Nadja, em cerca de um ano, entre agosto de 2021 e julho de 2022, período que coincide com a liberação para eventos abertos ao público, a Fundação contratou 216 artistas locais e sete artistas de fora para diversos eventos. Conforme a presidente, “foram realizados quase 70 shows: no Festival Pedro Alcântara (27),  Aniversário da Cidade (12), Feira de Economia Popular (6), Festival Gastronômico Mistura (5), que reuniu cerca de 7 mil pessoas e foi elogiado regionalmente, Rock na Rua (6), Laço (7), Dia Internacional da Mulher (1), entre outros”, afirma. 

Mais de R$200 mil investidos

Ainda segundo Nadja, o total de valores investidos nos eventos culturais foi de R$233 mil. A atual gestão também é recordista em editais culturais publicados e em pontuação do ICMS Cultural. Segundo a gestora cultural, são inúmeras as linguagens artísticas contempladas e o leque será ainda ampliado. “Vários gêneros musicais foram contemplados, como o rock, axé, samba, samba rock, pop rock, pop internacional, MPB, Hip Hop, seresta, sertanejo, orquestra, chorinho, soul e instrumental. Também apresentamos diversas linguagens artísticas, entre teatro, literatura, dança, orquestra, artes plásticas, artesanato, fotografia e audiovisual”, afirmou Nadja. 
Ela lembrou que a atual administração municipal entende a cultura como algo muito maior que apenas entretenimento. “Nossa gestão entende que cultura não é apenas lazer, mas desenvolvimento humano e econômico para a cidade, que impacta positivamente em diversos setores, não só no setor da cadeia produtiva da cultura diretamente, como indiretamente em todos os tipos de comércio. Sendo assim, entendemos que a cultura hoje é um ativo econômico de extrema importância para o desenvolvimento de João Monlevade”, salientou.  
 Os números também envolvem diversos outros segmentos profissionais, além dos artistas. Conforme apresentado, foram contratadas 33 empresas locais de serviços técnicos (sonorização, iluminação, decoração e locação de equipamentos), além da prestação de serviços de audiovisual e locução. Os empreendedores beneficiados com os eventos, como os barraqueiros ambulantes, foram 57.
 
Cultura por toda a cidade

Também segundo a Fundação, os eventos culturais produzidos pela Fundação Casa de Cultura contemplaram todas as regiões da cidade. As ações do setor foram realizadas em escolas, ruas, praças e na sede da Fundação.
 Diversos bairros receberam eventos, como o Nova Monlevade (Rua do Lazer com shows no aniversário de 58 anos de João Monlevade); Baú (Batalha de Mcs durante o Aniversário da Cidade); 1º de Maio, Loanda, Novo Cruzeiro, Promorar, Vila Tanque e Centro Industrial (oficinas do Festival Pedro Alcântara e oficinas de instrutores da Casa de Cultura nas escolas Emip, Cicinha Moura, Monteiro Lobato, Promorar, Eugênia Scharlè e Tour da Memória, Festa na Floresta – no Floresta Clube e visita guiada da comitiva luxemburguesa).
Ainda foram realizadas apresentações teatrais do projeto Diversão em Cena em parceria com a ArcelorMittal no largo da Igreja São José Operário, no Centro Industrial; na Praça da Paz, no Vila Tanque e na Praça do Povo, em Carneirinhos, local que também recebeu três edições do projeto Filmaço – Cinema na Praça.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG