Desde 1984
Geral
09 de Agosto de 2022
Monlevade disponibiliza ponto para descarte correto de lixo eletrônico
Divulgação - Acom - PMJM

Você sabia que o descarte de equipamentos eletroportáteis, de informática e de telefonia, baterias, aparelhos celulares que não funcionam mais, entre outros, deve ser feito em locais específicos?  Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, instalou um ponto para a coleta de lixo eletrônico no município.

A iniciativa tem como parceira a empresa Neotec, que cedeu um contêiner para o recolhimento dos materiais. Posteriormente, a empresa fará a logística reversa, ou seja, dará a destinação correta a esses objetos. “Os componentes dos aparelhos elétricos e eletrônicos são constituídos de materiais diversos, como plástico, metais e substâncias perigosas. Estamos dando a destinação adequada aos equipamentos e assim evitando a contaminação do solo e recursos hídricos”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, que apontou ainda que o recolhimento do lixo eletrônico não tem ônus para a administração municipal.

Local

Os equipamentos para reciclagem devem ser entregue na sede da Secretaria de Meio Ambiente, que fica na rua Gomes Batista, 122, bairro Nossa Senhora da Conceição, de 7h as 11h e de 13h as 17h. Podem ser recolhidos CPUs e componentes eletroeletrônicos; aparelhos de CD/DVD/Blue-ray  som; monitores CRT, LCD, LED e plasma; mouses, teclados, estabilizadores, nobreak; tablets, notebooks e acessórios; fax e impressoras, aparelhos telefônicos e celulares, ferramentas elétricas, câmeras digitais e rádio; cabos elétricos e fios em geral.

Lâmpadas, pilhas e baterias

Conforme a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já faz a reciclagem de lâmpadas, pilhas e baterias. Os materiais também são recolhidos na sede da instituição. Toda a reciclagem é entregue a empresas especializadas que promovem o tratamento dos objetos. Conforme a pasta, até o momento já foram retiradas da natureza 50 quilos de pilhas, 80 lâmpadas tubulares e 200 lâmpadas compactas. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG