Desde 1984
Geral
05 de Agosto de 2022
Vereador quer acabar com sacolas plásticas em Monlevade

Um projeto de lei apresentado nesta quarta-feira (3) quer banir a distribuição das sacolas plásticas tradicionais em João Monlevade. O texto, proposto pelo vereador Fernando Linhares (União Brasil), quer extinguir “a distribuição gratuita ou venda de sacolas plásticas descartáveis, confeccionadas à base de polietileno, propileno, polipropileno ou matérias-primas equivalentes”. Para substituí-las, Linhares quer que sejam vendidas ou distribuídas sacolas biodegradáveis ou biocompostáveis, feitos de materiais que se desfazem rapidamente na natureza. 
O projeto estipula a troca pelo novo modelo até o dia 31 de janeiro de 2023. Ficam como exceção as embalagens originais dos produtos e o acondicionamento de produtos a granel ou que vertam água. A justificativa apresentada pelo vereador é a enorme poluição gerada pelas sacolas plásticas atuais, pois, todos os anos, são despejados nos oceanos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico. Fernando cita ainda que cerca de 70 países já baniram o invólucro tradicional. 
Linhares propõe que, até que o projeto entre em vigor, sejam realizadas campanhas de conscientização da comunidade, e que os comerciantes esgotem os estoques de sacolas. A justificativa do projeto informa ainda que a lei municipal 1.821/2009 já determinava o uso de embalagens oxibiodegradáveis. No entanto, a lei nunca foi efetiva por falta de regulamentação, e esse tipo de material já é considerado inadequado por conter aditivos prejudiciais ao meio ambiente. 
A matéria ainda precisa ser votada pelos vereadores. Se aprovada, ainda depende de sanção do prefeito Laércio Ribeiro (PT) para se tornar lei e começar a vigorar no município.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG