Desde 1984
Região
06 de Julho de 2022
IML, BR-381, animais e Procon são temas de reunião na Amepi

Prefeitos e representantes de municípios da região participaram de uma reunião na manhã desta sexta-feira (1º) na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi). Na pauta, estavam assuntos como a vinda de um Procon regional, o recolhimento de animais abandonados, o Instituto Médico Legal (IML) de João Monlevade e outros assuntos foram discutidos pelos participantes. 

A secretária executiva da Amepi, Christiane Vale, apresentou um projeto do Ministério Público de criar Procons em cada sede de comarca, que são sete na área da Amepi. Pelo projeto, explicou Christiane, o MP forneceria o mobiliário e automóveis para o funcionamento dos órgãos de defesa do consumidor. Ela explicou que a participação dos municípios em consórcio seria uma vantagem para implementar o serviço. 

Outro tema debatido durante o encontro foi o controle dos animais que vivem na rua. Christiane explicou que cerca de 80% dos cães encontrados são semi-domiciliados, ou seja, possuem um dono, mas acabam passando a maior parte do tempo na rua. Ela ressaltou a importância da castração para conter a multiplicação dos bichos, pois vários dos prefeitos reclamaram da superpopulação. O Consmepi já contratou um “Castramóvel” para esterilizar cães e gatos, mas o custo impede a expansão do serviço. 

Outra luta da instituição é a construção de uma nova sede do Instituto Médico Legal (IML) em João Monlevade. Atualmente, o serviço funciona no Cemitério do Baú, em condições consideradas degradantes; segundo Christiane, os procedimentos e sua crueza podem ser vistos por quem segue para visitar um túmulo, por exemplo. O prefeito de Dom Silvério, José Bráulio Aleixo (PTB), deu o exemplo de um morador de sua cidade que morreu por volta das 13 horas, mas cujo corpo voltou à cidade após a perícia às 15 horas do dia seguinte. A associação já sediou reuniões com a Polícia Civil, o Ministério Público e outras instituições para agilizar a construção do novo IML, num anexo da Secretaria de Saúde. 

A associação entrou na batalha pela duplicação da BR-381, através de campanhas de mídia para pressionar pela celeridade das obras. O presidente da Amepi, Fernando Rolla, desiludiu os participantes de que a rodovia ficasse pronta em breve, tamanha a demora e as complicações no processo. José Bráulio Aleixo sugeriu um movimento de impacto, que até fechasse a pista, de modo a atrair a atenção das autoridades federais para que as intervenções sejam aceleradas. Christiane Vale, por sua vez, ressaltou a importância de eleger deputados com vínculo real e comprometimento com a região e a BR-381. 

A Amepi também pretende realizar uma visita à cidade paranaense de Roncador, onde foi desenvolvido um projeto do governo estadual em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para destinação do lixo. Através da termocinética, os resíduos são transformados em pó, liberando apenas gás carbônico e vapor d’água. Esse processo eliminaria os incineradores e aterros sanitários, que emitem mais poluição ao ar e ao solo. 

A reunião foi presidida pelo prefeito de São Domingos do Prata e presidente da Amepi, Fernando Rolla (Avante). Estiveram também presentes os prefeitos de Santa Bárbara, Alcemir Moreira (União Brasil), e Dom Silvério, José Bráulio Aleixo (PTB); e os vice-prefeitos de Bom Jesus do Amparo, Vicente Ribeiro (PDT), e de Santa Bárbara, Dionir Rodrigues (União Brasil).

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG