Desde 1984
Região
05 de Julho de 2022
São Gonçalo realiza I Feira de Inovação e Tecnologia com sucesso
Divulgação - Acom - PMSGRA

START propôs inovações e soluções para a transformação em Cidade Inteligente

A START - Feira de Tecnologia e Inovação, realizada na última sexta (1) e sábado (2) em São Gonçalo do Rio Abaixo, buscou soluções para problemas da cidade em busca do desenvolvimento. A iniciativa envolveu estudantes, representantes da Doctum e Uemg, além de empreendedores da região. O evento foi organizado pelo Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGETECH), da UFMG, entidade parceira do município. 

O prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT), afirmou que o evento foi um incentivo aos jovens e a população são-gonçalense como um todo. “A proposta do evento foi alcançada, pois desejo incentivar os são-gonçalenses a empreender e encontrar soluções para uma cidade melhor nos moldes de - Cidades Inteligentes”, disse. 

Na abertura do evento, Nozinho ressaltou o empenho na área educacional em seus mandatos como prefeito. Ele lembrou que desde a primeira gestão, sempre priorizou o setor e destacou o objetivo de criar uma cultura educadora, com escolas de tempo integral, investimento em educação de base e técnica. “Agora, estamos iniciando uma nova fase, começamos a investir em educação tecnológica, empreendedorismo e inovação. A presença de vocês é importante para que possamos construir juntos um futuro tecnológico e inovador. Façam conexões, troquem ideias e pensem em soluções para nossa cidade”, apontou.

 O vice-prefeito, Leandro Amora (PSB) também destacou o evento como um divisor de águas do município. “Estaremos plantando sementes para as futuras gerações através da preocupação com um futuro sustentável”. Também o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Diego José Ribeiro, falou da importância do evento para promover qualidade de vida à população. “É preciso investir no potencial e na criatividade de nossa sociedade e contribuir para uma cultura empreendedora”, ressaltou.

Após a abertura, estudantes da cidade e também do Médio Piracicaba se reuniram em grupos para propor ideias inovadoras em 12 temáticas de desenvolvimento para a formação de cidades inteligentes. Pela manhã ainda participaram da palestra do professor de Empreendedorismo, Inovação e Startups da Ufop, Frederico Gomes que após as divisões dos grupos nas salas temáticas deu início a facilitação.

Durante a tarde, o público e também diversas autoridades políticas da região visitaram os stands de expositores. A mesa redonda com os representantes da Invest Minas e BDMG e a palestra com o CEO da Bravo Motor, Eduardo Muñoz foram os destaques. E os produtores do município deram um show à parte com a feira de artesanato e produtos locais em um dos setores do evento. Encerrando o primeiro Dia, o palestrante Rick Chester, destacou a importância de valorizar a visão empreendedora da pessoas e elogiou o prefeito pela iniciativa. Segundo ele, não é comum Prefeituras o contratarem para falar sobre empreendedorismo e ações para mudar a realidade das pessoas, assim como aconteceu em sua história de vida pessoal. 

Muito conhecimento

O segundo dia foi mais um dia de debates no campo da inovação. Para o público geral, além da Feira de Inovação com a participação de grandes parceiros do evento aconteceu a palestra de Juliana Saliba oferecendo um roteiro para sobressair no desafio de empreender no país. O tema foi “Como sobreviver ao vale da morte no empreendedorismo e chegar aos investimentos”.

Já os estudantes começaram o dia se munindo de mais conhecimento, com a palestra “Modelo de Negócio”, com Eduarda Rezende. Ela é analista Líder de Negócio no Escalab e trabalha com programas de inovação aberta a aceleração de startups. Pela tarde, a coordenadora de programas de designer e inovação da Fundep, Jade Alves, ministrou a palestra Pitch de Vendas.

Premiação 

E para encerrar com chave de ouro o evento os participantes das salas temáticas, com as melhores ideias foram premiados. Na categoria Inovação, a vencedora foi a proposta - Central de Ideias recebeu R$10 mil. No tema Segurança Pública, a proposta - Socorro Atende - foi a premiada. Na temática Saúde - Sano Tech – foi a vencedora. Na sala Meio Ambiente, a proposta - Água Viva saiu vencedora.

Sobre o tema Educação - Is Cool Game – recebeu o prêmio. Na temática, Desenvolvimento Econômico o projeto – Agilize – foi o melhor avaliado e no quesito Cultura – Futurismo foi a vencedora e na temática Agricultura a proposta – Green levou o prêmio.

Impressões 

Os participantes das salas temáticas falaram um pouco da experiência e revelaram que gostaram.  “Acho muito importante um evento tão inovador, principalmente na nossa região, abrangendo várias áreas. As salas ensinam a trabalhar em equipe em ideias que podem ser importantes para a população. Aprendemos muitas coisas, principalmente nas palestras. É uma forma de incentivo grande pra gente, de ter oportunidades que não seriam possíveis sem um evento desse”, disse João Lucas Teixeira de 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos. Ele e seu grupo venceram na categoria Inovação.

Já Lucas Lima, graduando em Engenharia da Computação na Ufop João Monlevade, afirmou que Sção Gonçalo avança e melhora com ações como essa. “Participar de todos os processos desenvolvidos na Feira é uma oportunidade de sermos inseridos na visão de empreendedorismo. Vejo São Gonçalo como uma cidade única e sempre em busca de melhorias e a Feira contribuirá para isso”, disse .  

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG