Desde 1984
Geral
03 de Julho de 2022
Prefeito de Esch-sur-Alzette elogia povo e diz que quer regressar a João Monlevade

“Relações entre Luxemburgo e Brasil sempre foram fortes. Espero que João Monlevade seja mais forte ainda” 

A Notícia entrevistou o prefeito da cidade luxemburguesa de Esch-sur-Alzette, Georges Mischo, que está em João Monlevade com comitiva, para os eventos alusivos à geminação da cidade luxemburguesa e o município, neste fim de semana.  Ele afirmou que gostou muito de João Monlevade e destacou que as pessoas são muito simpáticas, e que se sentiu abraçado pela população. Mischo também demonstrou muita satisfação em descobrir uma história que relaciona seu pequeno país europeu a uma cidade no interior do Brasil.

Agora que as cidades de Esch e João Monlevade foram geminadas e se tornaram irmãs, George falou sobre as oportunidades de cooperação entre os municípios. Com a visita, diz o prefeito da segunda maior cidade luxemburguesa, ele pretende estreitar os laços com João Monlevade, através da integração e da troca de experiências.  

Ontem (2), uma reunião de trabalho foi realizada na manhã com representantes de João Monlevade e de Esch-sur-Alzette na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), no bairro Aclimação. No encontro, foram discutidas ações e projetos que podem ser desenvolvidos a partir dessa união.

O prefeito da cidade europeia disse que conheceu a existência de João Monlevade através do projeto da historiadora e cineasta Dominique Santana, autora de A Colônia Luxemburguesa, e se encantou. Mischo também diz que pretende retornar a João Monlevade no futuro, e revelou que a concorrida agenda impediu que o Grão-Duque Henrique, soberano reinante em Luxemburgo, viesse à cidade nessa ocasião. “As relações entre Luxemburgo e Brasil sempre foram fortes. Espero que João Monlevade seja mais forte ainda”, frisou.  

Cidades-irmãs 

Esch-sur-Alzette e João Monlevade tornaram-se cidades irmãs em 2022, a partir de projetos de leis aprovados pelas Câmaras Municipais das cidades. Na noite de sexta-feira (1), uma solenidade celebrou a união na Câmara Municipal de João Monlevade com presença de comitiva luxemburguesa, que está na cidade.

A Geminação de Cidades ou Cidades-Irmãs, tem como ponto principal, a criação de mecanismos de cooperação internacional entre elas, visando expandir, a nível econômico, cultural e político, a relação entre ambas. O conceito surgiu em 1947, após a segunda guerra mundial e tem o intuito de fomentar a amizade, paz e cooperação entre as diferentes culturas. Através dessa relação, cidades de diferentes regiões do planeta podem se conectar e trocar experiências. 

Geralmente, as cidades, mesmo em países diferentes, têm semelhanças comuns, como a demografia e a formação histórica, a fim de estabelecerem um laço duradouro.

A cidade de Esch-sur-Alzette fica no sul do Grão-Ducado do Luxemburgo, no centro da região de Terres Rouges (terras vermelhas) da qual é a capital. A cidade tem muitas semelhanças com João Monlevade, como a força da siderurgia e o desenvolvimento do município, a partir da indústria. Esch é conhecida como “A Metrópole de Ferro” e é o símbolo do passado siderúrgico do país. Em 2022, Esch é a Capital Europeia da Cultura e recebe uma série de eventos e ações.  

Festival Mistura celebra união

Para celebrar a geminação, a Prefeitura de João Monlevade realiza, através da Fundação Casa de Cultura, o I Festival Gastronômico Mistura. O evento conta com shows, apresentações culturais e muita comida boa, na Praça do Povo. 

Os bares e restaurantes selecionados para a competição gastronômica elaboraram pratos que combinem ingredientes da cozinha mineira e de tradições culinárias de Luxemburgo, conforme critérios previstos em regulamento. Haverá troféus para os três melhores pratos escolhidos por votação popular, que será realizada durante o festival por meio de dispositivo eletrônico.

Os participantes são: Espetinho da Mad, Cantinho da Di, Box Mineiro, Café das Três, Cheff Ricardo Lage, Sabores da Juju, Exílio Cozinha Experimental, Cida Sabores e Cheff Gustavo Vasconcelos. Também participam do evento com a comercialização de bebidas o Mais Uma, Prússia Bier, El Bandolero, Nu Grau Distribuidora, Catalã Cervejaria e Vinoteca da Jô.

Ontem (2), se apresentaram alunos de Aerodance com professores de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Também subiu ao palco, o cantor e multi-instrumentista de renome internacional Marcelo Dai, com o melhor da black e soul music e o grupo musical Túlio Araújo & Choro Amoroso, interpretando samba e chorinho. A principal atração da noite foi o cantor Flávio Venturini que emocionou o público com seu rico e conhecido repertório. Hoje (3), se apresentam a tradicional Orquestra Big Band da Funcec e os monlevadenses do Grupo Relicário, de roupagem baseada em MPB, Soul, Funk, Black Music e Jazz.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG