Desde 1984
Geral
29 de Junho de 2022
As relíquias estão de volta

Formada por músicos talentosos de Monlevade, Banda Relicário   retorna após 15 anos com nova proposta de shows para eventos diversos

 

Mestre Cartola escreveu filosoficamente que “o mundo é um moinho”, revisitando a metáfora milenar da roda da fortuna, arcano maior do Tarô que nos remete aos ciclos do destino, imortalizada também na Ópera Carmina Burana. 

Relíquias da cultura popular e clássica chamam a atenção pela sua raridade e, principalmente, pela sua exclusividade. E o que esses conceitos têm a ver com uma banda? Além das referências musicais, o mundo rodou muito de 2005 para cá. Mas esse tempo não foi perdido e trouxe de volta à cena, 15 anos depois, a banda Relicário.

Com um repertório de muito bom gosto e estilo, a proposta é apresentar ao público, as pérolas (negras e de todas as cores) da Música Popular Brasileira (MPB), com estilo único e criativo!

Formada pelos músicos monlevadenses, João Roberto (vocal e violão), Fábio Sartori (bateria), Daniel Bahia (guitarra) e Betinho Canazart (contrabaixo), músicos profissionais com as mais diversas experiências, formações e inspirações musicais, a Relicário extrai, com excelência, grandes preciosidades da música brasileira. O conceito sonoro é (re) formular as canções através de novos arranjos que ganham outros significados. 

Com a Relicário, músicas conhecidas pelo público como “Toda Forma de Amor” (Lulu Santos); ‘Fugaz” (Marina Lima); “Hoje eu Quero Sair Só” (Lenine); “Para Lennon e Mccartney” (Milton Nascimento), entre outras, são executadas com nova roupagem, valorizando sua essência e comprovando o porquê dessas serem as relíquias da nossa música. Além dessas revisitas, o grupo mostra temas autorais, com a mesma originalidade, o virtuosismo e a ousadia criativa. 
 

Conceito sonoro

O conceito sonoro da banda Relicário levou o grupo a participar de grandes projetos culturais e em turnês regionais. Entre esses, Trilhas da Cultura, Pratas da Casa, além de diversos shows dentro e fora do estado de Minas Gerais. 

Assim, como em Time, do Pink Floyd, um dia o grupo descobriu “que dez anos ficaram para trás”, e em 2021, este projeto adormecido foi novamente despertado. O grupo resgatou a sua formação original e mergulhou na sua verdadeira essência. Agora, passeando também pelas releituras musicais com fragmentos do Black/Soul e Funk Music, com pitadas de Jazz e Rock.  O resultado é uma musicalidade moderna, que traz à tona, o swing peculiar que só se encontra na junção sonora produzida por grandes músicos criativos, acima de tudo, parceiros e amigos.

Desde a sua concepção inicial, sempre se propuseram a fazer um som em grande estilo, com energia positiva sendo transmitida ao seu público, que é a razão da existência e da continuidade deste projeto.

Dessa forma, A Banda Relicário fez a sua (re) estreia em 2022, no palco do Circuito Cultural do Real Esporte Clube, no dia 7 de maio em um grande show. O grupo também sobe ao palco do Mistura, I Festival Gastronômico de João Monlevade no próximo domingo (3), na Praça do Povo, a partir das 14h.  Nas voltas que o mundo dá, “roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda peão”, como cantou Chico Buarque, a Relicário volta com mais energia, com “a arte pulsando na artéria” e está disponível para apresentações em eventos em geral. 

Siga o perfil no Instagram: @relicário.banda e visite o site: banndarelicário.com.br

 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG