Desde 1984
Geral
26 de Junho de 2022
Margarida deve ter novo plantonista até 1º de julho, diz secretária
Arquivo JAN

A secretária de Saúde de João Monlevade, Raquel Drumond, anunciou na sexta-feira (24) que a Secretaria trabalha para contratar mais um plantonista generalista para o Hospital Margarida. O anúncio foi feito na reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

Segundo Raquel, a Secretaria e o hospital trabalham para elaborar, em conjunto, um plano de trabalho, que deverá ser repassado para o Conselho de Saúde para ciência. Esse plano consiste na contratação de mais um plantonista generalista para atender casos de urgência e emergência a pacientes com sintomas gripais no Hospital, que deve começar a atender em 1º de julho. Com isto, a unidade contará com 4 plantonista que atenderão no horário de pico, das 9 às 21 horas.

Durante a reunião, o vereador Thiago Titó (PDT) questionou a falta de um pediatra no Hospital Margarida para atendimentos às crianças, que segundo ele, é feito por um generalista, bem como a falta de um proctologista. Raquel enfatizou que o médico generalista é capacitado para estes atendimentos de adultos e crianças. Sobre o proctologista, Raquel informou que foi firmado um convênio com a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – ICISMEP, e que esta medida vai contribuir para diminuir a demanda reprimida em várias especialidades médicas, inclusive proctologista. Raquel explicou que o contrato já foi assinado e publicado, e agora os profissionais passam por treinamento do sistema.

Triagem e atendimentos

A reunião também tratou da triagem dos pacientes, e a coordenadora da Atenção Primária, Mirellié Santos, informou que a definição do horário é para que haja organização no setor, mas garantiu que os pacientes que chegam após este período de triagem são atendidos.

Ainda na reunião, hoje questionamentos pelo vereador Doró da Saúde (PSD) a respeito dos atendimentos dos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) pelo Serviço de Saúde Mental (Sésamo), a coordenadora da saúde mental, Eliana Bicalho, explicou que os atendimentos são realizados desde que o paciente apresente transtorno mental que exija o atendimento especializado na unidade. Ela ainda relatou que o Sésamo Infanto-Juvenil é gerido com recurso municipal, uma vez que desde 20 de junho, a coordenação de Saúde mental foi excluída do Plano Nacional, ficando a cargo da atenção primária municipal.

Também estiveram presentes na reunião os vereadores Revetrie Teixeira (MDB) Pastor Lieberth (DEM) e Belmar Diniz (PT); a administradora do Hospital Margarida, Jussara Célia Ferreira; o assessor jurídico do HM, Felipe Ivens; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luíz Fernando Amaral; e a representante da Associação de Pais e Amigos do Autista (ASPAA), Marylane Domingues.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG