Desde 1984
Geral
24 de Junho de 2022
Campanha Junho Violeta alerta para violência contra os idosos
AcomPMJM
Irani Dias: campanha é para chamar a atenção e pedir mais respeito para a pessoa idosa em João Monlevade

Todas as formas de violência contra a pessoa idosa devem ser combatidas

 

Eles trabalharam por toda uma vida, deixando marcas de sacrifício e de legado. Ao chegarem aos anos da velhice, deveriam receber amor, compreensão e cuidados. No entanto, os idosos são vítimas de violência, maus-tratos e do abandono. Para conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar bem e com dignidade dos mais velhos, João Monlevade acolhe a campanha Junho Violeta. 
Segundo o presidente do Conselho Municipal da Terceira Idade (Comti), Hélio Fuscaldi Ribeiro, todas as formas de violência contra as pessoas idosas devem ser combatidas, mas há uma modalidade especialmente perigosa: a violência verbal. “Aumentar o tom de voz já é grave, já é violência”, comenta. Em geral, os abusos são cometidos por pessoas próximas, como familiares, residentes ou incumbidos de cuidar dos velhinhos. 
Conforme Hélio, um dos entraves para combater as agressões é que muitas vítimas minimizam os maus-tratos e até tentam desculpá-los, dizendo, por exemplo, que o agressor estava estressado. No entanto, o presidente do conselho ressalta que nada justifica um ato de violência: “Não se deve deixar passar ou dar desculpas, pois os idosos fizeram tudo pelos mais jovens”. Segundo Hélio, o número de denúncias que chega ao conselho é surpreendente, mas muitas famílias optam por “abafar o caso”. 

15 de junho

O dia 15 de junho é considerado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra o Idoso. Para ampliar as atividades ao longo do mês, é realizado o Junho Violeta, com várias atividades informativas junto à comunidade. 
No último dia 15, a Prefeitura de João Monlevade realizou eventos na praça Sete de Setembro em Carneirinhos. A vice-presidente do Comti, Irani Dias, discursou e chamou a atenção para a data. Segundo ela, o dia deve ser lembrado para sensibilizar, coibir a violência e amenizar o sofrimento das pessoas. “Temos que despertar na população a importância de buscar, coletivamente, alternativa para mudar esse triste cenário de violência contra a pessoa idosa”, disse.
Na ocasião, foram distribuídos folders informativos, teve música com o grupo Convivência Feliz, dança com a professora Nívia Silva e atividades físicas com os professores da Secretaria Municipal de Esportes, Liniker Leandro e Rosemary Drumond (Pepê). Alunos de música da Fundação Casa de Cultura fizeram apresentações no local. Também participaram da iniciativa, membros do Comti, da Secretaria de Assistência Social, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). 
Para o prefeito Laércio Ribeiro (PT), com o passar do tempo e o avanço da idade, as pessoas se tornam mais vulneráveis e frágeis. “Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, todos nós precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência”, alertou.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), disse que é muito importante que as pessoas denunciem casos de maus tratos contra o idoso. “Façam as denúncias que acharem devidas. A nossa casa de apoio está aberta para que juntos possamos acabar com essa violência”, destacou Fabrício.

Denúncias

O cidadão não pode se omitir quando um ancião está sendo maltratado. Ele pode procurar a polícia, através do 190 e 181 ou o Conselho Municipal da Terceira Idade (Comti), que funciona na Casa da Cidadania, instalada na avenida Getúlio Vargas, 3.25, no bairro Belmonte. 
O conselho fornece os meios de assistência às vítimas de violência, e se necessário, pode até providenciar um novo lar aos idosos agredidos. Hélio Fuscaldi ressalta que “não se pode permitir que um ato de agressão ou violência se concretize contra qualquer pessoa, ainda mais contra um idoso”. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG