Desde 1984
Região
24 de Junho de 2022
Start para o futuro
Divulgação
Especialista fala sobre Cidades Inteligentes e a Start, feira que movimenta São Gonçalo

“O evento Start em São Gonçalo do Rio Abaixo é a primeira feira de cidades inteligentes no Brasil, com foco em municípios com menos de 100 mil habitantes”

 

O município de São Gonçalo do Rio Abaixo promove a I Feira Tecnológica Start, nos dias 1º e 2 de julho. O evento é pioneiro no país, sendo a primeira feira de cidades inteligentes no Brasil em município com menos de 100 mil habitantes. A Start abre portas para troca de ideias por uma cidade melhor. Através da iniciativa que reúne estudantes, empreendedores e público geral, haverá uma grande experiência de inovação e tecnologia, movimentando a cidade e a região. 
Serão dois dias de palestras, salas temáticas, oficinas e feira aberta ao público. O município de São Gonçalo aposta em um programa para se consolidar como a primeira cidade inteligente da região, através de uma nova forma de se pensar e fazer política pública. 
A iniciativa acontece em parceria do município com o Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH). A Notícia conversou com Graziela Carvalho, doutora em Planejamento de Cidades Inteligentes e primeira Master Coach de Cidades Inteligentes da América Latina e presidente do IGTECH. Ela fala sobre o evento e os projetos para o futuro da cidade. Confira:

 

Qual a importância do Start para São Gonçalo do Rio Abaixo (SGRA) e região?
Em meados de 2021, na revisão do Plano Diretor de São Gonçalo do Rio Abaixo, durante a aplicação da Oficina CHESI, surgiu um ponto levantado pelos participantes: a preocupação genuína da dependência econômica do município à única atividade econômica: a mineração. E é como os participantes ali falaram: 'Minério não dá duas safras', portanto era necessário começar a pensar em alternativas para SGRA. Foi assim que surgiu a demanda por um evento que pensasse a diversificação econômica, que mostrasse aos gestores, empresários e à sociedade civil, alternativas, que mostrasse aos jovens um mar de possibilidades que o empreendedorismo pode trazer. Este é o papel do Start: a 1a Feira de Inovação e Tecnologia de SGRA, que começou atendendo uma demanda local e hoje, com tamanha aceitação e sentimento de urgência, vem mostrar para todo o Médio Piracicaba, como as possibilidades que as Cidades Inteligentes e Sustentáveis trazem, podem alavancar toda a região. 

Qual a expectativa para o evento? 
A expectativa para a 1a Feira é muito alta. Um evento como esse nunca foi feito no Brasil. Em geral, quando participamos de eventos com foco em cidades Inteligentes, sempre vemos soluções voltadas para cidades grandes (com mais de 500 mil habitantes). O Start em SGRA é a primeira feira de cidades inteligentes no Brasil com foco em municípios com menos de 100 mil habitantes. 

E como será a Start?
A feira foi pensada para atender diferentes públicos, e resolver diferentes problemas: promover o empreendedorismo através do engajamento dos estudantes de ensino médio de SGRA e universitários da região, buscando resolver os problemas sociais, ambientais e econômicos da cidade. Para isso, foi proposto um Game, um desafio com um prêmio de R$10 mil em dinheiro por equipe vencedora para cada um dos 12 desafios propostos. 
Apresentar aos gestores públicos (prefeitos, vereadores, secretários e servidores públicos) assim como à população em geral da região, soluções para cidades inteligentes e que realmente resolvam os problemas municipais. Para tanto, será montada uma feira totalmente gratuita com 20 empresas expondo, por 2 dias, soluções para promoverem Cidades Inteligentes e realmente alavancar a região. Além disso, capacitar e compartilhar informações através de diferentes palestras, com diferentes temas, sobre cidades inteligentes, empreendedorismo e startups, abertas a diferentes públicos. 

Qual o público-alvo do evento? 
O evento conta com uma programação para atender diferentes públicos. Cheio de desafios, buscamos engajar com os games, os jovens locais e estudantes universitários da região na resolução de 12 desafios que acontecem em SGRA e que são facilmente encontrados nos demais municípios no Brasil. Mas também temos palestras para gestores públicos e empresários locais, e uma feira aberta ao público em geral com empresas apontando soluções para resolver problemas antigos que enfrentamos nas nossas cidades, como conectividade, inclusão social, saneamento, mobilidade elétrica, governança digital, qualificação e capacitação de gestores públicos e empresários, entre outros. 

E quais os desdobramentos esperados? 
Esta feira foi pensada para atingir vários objetivos: o primeiro deles, o de plantar a 'sementinha do empreendedorismo' e apresentar um novo modelo de negócios para os jovens da região: as startups. Outro objetivo é mostrar que também é possível transformar cidades com menos de 100 mil habitantes em Cidades Inteligentes e Sustentáveis e que há sim interesse público e privado em tornar este cenário em realidade, não é por menos que aproximadamente 40 instituições e empresas já aderiram ao Start. O terceiro é criar uma rede de gestores públicos, empresários e universidades interessadas em atingir um único objetivo: o de promover políticas públicas que aceleram as cidades inteligentes, tendo SGRA como um projeto piloto. Embora SGRA tenha começado esta jornada, a ideia é que as soluções ali apresentadas possam ser aplicadas em diferentes localidades, e atender não só a população de SGRA, mas de todos os municípios da região. E quem sabe, colocar o Vale do Médio Piracicaba no mapa mundial das Cidades Inteligentes e Sustentáveis?

Afinal, qual é o conceito de Cidade Inteligente e as vantagens para a comunidade? 
Cidade Inteligente é uma nova forma de se pensar e fazer política pública. Nelas, temos clareza da 'cidade que temos”, do que funciona e do que não funciona… assim como temos clareza também da 'cidade que queremos”. A partir disso, projetos, programas, o uso das tecnologias, a aplicação do recurso público, tudo é feito de uma forma a melhorar a eficiência dos serviços prestados ao cidadão, já que o objetivo da cidade inteligente é melhorar continuamente a qualidade de vida das pessoas que ali vivem, tanto nas áreas urbanas quanto na zona rural. Nas cidades inteligentes o cidadão é o foco, e é exatamente isso que muda tudo. 

Quais os projetos estão sendo desenvolvidos para que isso ocorra? 
Em São Gonçalo, o processo de implantação das cidades inteligentes está sendo coordenado e executado pelo IGTECH. Tal projeto começou com a revisão do Plano Diretor e a criação do Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM). Os dois instrumentos básicos do planejamento de cidades inteligentes nos deram informações importantes sobre qual é a cidade que temos hoje (inclusive com imagens de drones) e a cidade que queremos, apresentada em formato de projeto de Lei em aprovação na Câmara de Vereadores. Somado a esses dois projetos básicos, temos ainda alguns projetos de dinamização econômica e empreendedorismo, que se inicia com o evento Start, projetos de preservação e conservação ambiental (proposição de parques urbanos, estudo hidrológico do rio Santa Bárbara, que visa diminuir os impactos das cheias e inundações). 
Também já se iniciaram os estudos para tornar SGRA uma potência turística e científica, vislumbrando tanto a Estação Ecológica de Peti quanto a revitalização do Centro Histórico. Tudo isso colocará SGRA como uma referência em Cidades Inteligentes e Sustentáveis no Brasil. A cidade se prepara um novo tempo com essas ações. 

E já é possível vislumbrar esse futuro? 
O futuro de SGRA já está definido: será a primeira Cidade Humana, Eficiente, Sustentável e Inteligente do Brasil. As ações definidas lá atrás, durante as oficinas do Plano Diretor, diferente de em outros municípios, estão saindo do papel e se tornando Políticas Públicas que realmente resolverão os problemas dos cidadãos. Política Pública não é milagre, é processo. E como todo processo, demanda comprometimento e determinação para ser executado até o final por todos os envolvidos. Os resultados serão colhidos apenas naqueles municípios em que seus gestores públicos, empresários, instituições de ensino e a sociedade civil estiverem comprometidos e determinados a fazer o que for preciso para transformar a cidade que temos na cidade que queremos. E isso, SGRA conseguiu fazer. Hoje, os agentes da inovação local estão cientes do quê fazer e quando fazer. E o Start é mais um ponto de alinhamento que colocará SGRA mais próxima da Cidade que eles querem ter. A cidade pode se tornar referência para o pós-mineração. 

Como a região se beneficia com esses projetos? 
A cidade de SGRA conta com um cenário propício: um gestor visionário à frente da cidade e recursos financeiros para investir em bons projetos que podem potencializar esses resultados. E toda a região só tem a ganhar com a alavancagem de SGRA. A proposta é criar uma rede de pesquisa e investimento financeiro em soluções que resolvam os problemas comuns das cidades brasileiras. Uma vez encontradas essas soluções, elas poderão ser aplicadas em 9 de cada 10 municípios no Brasil. Os municípios que se unirem a SGRA na construção deste projeto poderão se beneficiar. A forma como isso será feito, será anunciado pelo prefeito Nozinho no momento oportuno. 
Então, o convite é para que os gestores municipais e empresários interessados em participar deste projeto estejam no Start nos próximos dias 1 e 2 de Julho. Já temos mais de 40 instituições que estão participando diretamente do Start e que já demonstraram interesse em continuar essa caminhada de Empreendedorismo, Inovação e Cidades Inteligentes junto a SGRA nos pós Start. A verdade é que queremos mais, porque as cidades pequenas podem sim ser Cidades Inteligentes, mas esta caminhada será feita em grupo.

Acessse aqui para se inscrever gratuitamente.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG