Desde 1984
Variedades
19 de Maio de 2022
ArcelorMittal e Hemominas realizam campanha de doação de sangue em Monlevade
Adair Gomez - Agência Minas Gerais

Coleta na cidade será no sábado (28) 

Os voluntários da ArcelorMittal Monlevade promovem no próximo dia 28 mais uma campanha de coleta de sangue em parceria com a Fundação Hemominas. As doações serão realizadas das 8 às 16 horas no Centro de Promoção da Saúde (CPS) da Abertta Saúde, localizado na rua Geraldo Soares de Sá, 18, bairro Vila Tanque, em João Monlevade, ao lado do Hospital Margarida. A campanha terá a vinda da Fundação Hemominas, que fará a coleta de sangue para reposição de estoque da instituição, que atende a todo o estado de Minas Gerais. A meta é conseguir 130 bolsas de sangue. Quem quiser participar precisa agendar a sua doação pelo telefone (31) 3859-1455 ou 3589-1689 nos dias 24 e 25 de maio. As vagas são limitadas em função da capacidade de coleta.

Qualquer pessoa da comunidade pode participar, desde que atenda a alguns critérios básicos. Para doar sangue é necessário ter e estar em bom estado de saúde, pesar acima de 50 quilogramas e não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses, não ter feito tatuagem, piercing, botox e outros procedimentos que utilizam agulhas nos últimos 12 meses, não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

Em caso de vacinas de Covid, só poderá doar sangue após 2 (dois) dias para Coronavac e 8 (oito) dias para as demais vacinas. Para quem teve Covid o intervalo deverá ser de 14 dias. Para a vacina de Gripe o intervalo é de 8 (oito) dias e de Sarampo o intervalo é 30 dias. A faixa etária para doar é entre 16 e 67 anos. No entanto, jovens de 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização desses, com firma reconhecida em cartório. Pessoas com mais de 61 anos devem ter realizado pelo menos uma doação até os 60 anos.

Outra orientação aos interessados em doar é a necessidade de dormir bem na noite anterior à doação. Outras condições que também podem impedir a doação serão avaliadas por um profissional de saúde durante a triagem clínica que será realizada no dia da doação.

A participação só será possível com a apresentação, no ato da doação, do documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial, e com o agendamento prévio feito.