Desde 1984
Geral
17 de Janeiro de 2022
UBS Cidade Nova passa a abrigar Central de Atendimento a Síndromes Gripais
Héverton Elias - Acom - PMJM

A Prefeitura de João Monlevade lança nesta segunda-feira (17) uma Central de Atendimento a Síndromes Gripais no Centro de Saúde Cidade Nova. O local servirá para atender pacientes com sintomas de gripe e resfriado e suspeita da Covid-19, e é aberto em meio a uma subida acentuada nas contaminações pelo coronavírus. A princípio, a unidade funcionará das 8h às 17h de segunda a sexta-feira, e coletará também amostras dos pacientes com suspeita da Covid-19 que passarem por ali. 

A criação do espaço foi decidida em reunião na tarde da última sexta-feira (14) entre a secretária municipal de Saúde, Raquel Drumond, os técnicos da Vigilância em Saúde (Visa), os gerentes dos postos de saúde, o prefeito Laércio Ribeiro (PT) e o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante). O objetivo foi avaliar o combate às doenças respiratórias até o momento e definir as próximas estratégias. Segundo Drumond, 'a maior parte dos atendimentos são referentes a gripe. Por este motivo, decidimos abrir um Centro de Atendimento de Síndromes Gripais, que abrange não só os casos de gripe, mas também os de Covid 19, até porque ambas as doenças possuem os mesmos sintomas'.

Um levantamento da Secretaria de Saúde apontou que, entre os dias 10 e 13 de janeiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de João Monlevade atenderam a 934 pessoas, das quais 221, ou 23,66%, estavam contaminadas pelo coronavírus. 

Segundo Raquel Drumond, o serviço ficará concentrado em um só local para permitir o início da vacinação das crianças contra a Covid-19, programado para esta semana em vários centros de saúde da cidade. A secretária diz que quer evitar que os pequenos que irão receber a primeira dose tenham contato com pacientes com síndromes gripais. A medida recebeu o apoio de Laércio Ribeiro, que declarou: 'Estamos diante de um novo cenário da pandemia, agravado pelos casos de gripe. Acreditamos que essa é a melhor opção para o momento, no sentido de pensar no bem da nossa população'. Já Fabrício Lopes afirmou que “acreditamos na nossa equipe e sabemos da dedicação e competência deles para executar essas ações, frente ao momento atual'.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG