Desde 1984
Geral
28 de Novembro de 2021
Candidatos prestam segundo dia do Enem em Monlevade

Estudantes de todo o Brasil prestam neste domingo (28) o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em João Monlevade, oito prédios acolheram as provas, como a Escola Estadual Dona Jenny Faria, em Carneirinhos.

Os portões foram abertos às 12 horas, mas mesmo antes disso, alguns candidatos já esperavam à porta. Maria Eduarda Dias e Keila Guedes têm ambas 16 anos, e prestam o Enem como 'treino'. Maria Eduarda considera a faculdade de Direito ou Jornalismo, e crê que a prova deste domingo seja mais difícil que a do  dia 21, quando foram cobradas 45 questões de Língua Portuguesa e Estrangeira e mais 45 de Ciências Humanas, além da redação. Já Keila, que pensa em cursar Jornalismo, conta que sentiu muita fome no primeiro dia, e por isso seu desempenho não foi tão bom. 

Luíza de Souza e Gabriel Sena têm 18 anos e já concluíram o Ensino Médio. Gabriel sonha em cursar Psicologia, enquanto Luíza cogita as faculdades de Psicologia e Filosofia. Eles se dizem confiantes com o segundo dia de provas, embora creiam que, pela natureza de seus cursos, o primeiro domingo tenha sido mais fácil. 

O Enem é o principal meio de ingresso nas universidades, faculdades e institutos federais de todo o Brasil, sendo também aceito por várias instituições estaduais e privadas. Desde 2014, importantes universidades portuguesas também admitem estudantes brasileiros pela prova, como a prestigiada Universidade de Coimbra,  fundada em 1290, uma das mais antigas do mundo. 

O movimento foi tranqüilo para o segundo dia de avaliação, que contempla 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza, como Física, Biologia e Química. Os portões foram fechados às 13 horas, e meia hora depois, os candidatos começaram a responder às perguntas. Os estudantes podem deixar os locais de prova a partir das 15h30, mas somente depois das 18 horas podem levar os cadernos de questões. Às 18h30, eles são obrigados a entregar o cartão-resposta e encerrar o exame.

Maria Eduarda e Keila.
Maria Eduarda e Keila.
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG