Desde 1984
Geral
15 de Outubro de 2021
Câmara de Monlevade faz audiência pública para debater Semana Social Brasileira e Jornada do Pobre

Ação da Igreja está em sintonia com o Papa Francisco  e tem como tema “Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho”

A Câmara Municipal de João Monlevade promoveu uma Audiência Pública para tratar sobre o tema 'Sexta Semana Social Brasileira e Jornada do Pobre'. A reunião, na noite de quinta-feira (14),  foi convocada pelo vereador Belmar Diniz (PT) e contou com a presença do Padre Marcos José de Almeida.

Também participaram do encontro o presidente da Casa, Gustavo Maciel, os vereadores Gustavo Prandini (PTB) e Thiago Titó (PDT), o assessor de Governo Gentil Bicalho, a Secretária de Assistência Social Marinete Morais. O evento contou ainda com a presença do Padre Carlos Jorge Oliveira, representantes de Pastorais e Conselhos, vereador de Nova Era, Matheus Leão, representante do Deputado Federal Padre João, Matheus Gomes e a população.

Na abertura da audiência, Padre Marco José explanou sobre o tema. Ele explicou que a 6ª Semana está em sintonia com os apelos do Papa Francisco, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e um conjunto de organizações parceiras. O objetivo é sensibilizar a sociedade, mobilizar e articular forças sociais, fortalecer e multiplicar as lutas por direitos para desencadear novos processo de luta e de organizações populares em torno do tema “Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho”. Segundo Padre Marcos, é importante que a sociedade esteja unida para que possa alcançar os objetivos, garantindo os direitos sociais.

O vereador Belmar Diniz enfatizou que os parlamentares, como representantes da população, devem buscar políticas públicas para beneficiar as pessoas que estão em situação de maior vulnerabilidade social. “A igreja faz um papel essencial, mas temos que nos atentar para as responsabilidades do poder público e judiciário. Todos devem estar sensibilizados em relação a esta causa”, disse. Gentil Bicalho parabenizou a Câmara pela iniciativa da audiência. “É muito importante discutir estes problemas que são muito atuais, principalmente neste momento que estamos vivendo. A igreja tem um papel muito importante na luta pela justiça social no país”.

O presidente da Casa, Gustavo Maciel, também destacou a importância da participação dos poderes e da união da sociedade na busca por soluções para o combate à fome no município. Ele lembrou das ações realizadas por empresas da cidade e pelo grupo “Monlevade Solidária”, com o objetivo de arrecadar alimentos para serem doados para famílias carentes do município. Gustavo Prandini falou da importância do debate sobre o tema. “Fico muito feliz em participar deste encontro. Este debate precisa ser fomentado e levado adiante. Monlevade é uma cidade privilegiada com movimentos sociais. Toda causa que é criada, ela é abraçada por todos”.

Semana Social Brasileira

A Semana Social Brasileira (SSB) é uma iniciativa realizada no Brasil desde 1991. Não é um evento isolado, ou uma ação no calendário, mas um processo.

A SSB articula as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas do país, para uma ação sociotransformadora. As SSB’s marcam práticas de mobilização popular e transformação social a partir de mutirões que impulsionam a construção de um Projeto Popular para o país.

As Semanas tornam-se espaços de fortalecimento da democracia participativa e direta, fomentando o envolvimento dos setores em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica à participação cidadã e à autoridade política, na garantia da igualdade de direitos das pessoas e da natureza.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG