Desde 1984
Região
05 de Outubro de 2021
Itabira adota racionamento de água até o dia 20
Arquivo JAN

A água será racionada em Itabira. A Prefeitura anunciou que decretará nesta terça-feira (5) autorização para que o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) adote o racionamento no município até o próximo dia 20. Com a medida, o fornecimento será escalonado entre os bairros, com o objetivo de poupar os reservatórios de água do município, que o Executivo classifica como “exauridos” em função da estiagem prolongada. 

Técnicos do Saae mapearam a rede de abastecimento e dividiram a cidade em seis regiões, de forma que cada grupo fique um dia da semana sem distribuição. A entrega da água será mantida em toda Itabira apenas aos domingos. A exceção será para os hospitais, com fornecimento mantido durante todo o dia. A Prefeitura anunciou que estuda estratégias para que serviços como o Programa de Saúde da Família (PSF) e os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) também não tenham suas atividades comprometidas. 

De acordo com a autarquia, a divisão considerou critérios como a extensão e a população dos bairros e a capacidade dos reservatórios. O gerente operacional do Saae, Júlio Saldanha, explicou que “temos quilômetros de rede de água e não escolhemos abrir e fechar registros por nome de bairro. Há critérios técnicos. Todas nossas ações de manobras são planejadas e objetivam equilibrar a distribuição de água na cidade”. O Executivo prometeu uma ampla divulgação da escala de contingenciamento e a formação de um grupo de trabalho com representantes do Legislativo municipal e da sociedade civil. 

 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG