Desde 1984
Região
01 de Outubro de 2021
Itabira recebe maior evento off-road do mundo
Divulgação
Evento tem competições em várias modalidades

Itabira recebe o reconhecido evento XTERRA Brazil, que desembarca na cidade de Carlos Drummond de Andrade com uma etapa inédita do circuito esportivo de aventura e com provas de duathlon, trail run e mountain bike cup. A etapa acontece nos dias 19, 20 e 21 de novembro, com concentração no Parque de Exposições Virgilio José Gazire, e promete ser uma das mais surpreendentes do ano. O XTERRA Itabira está com inscrições abertas e é uma oportunidade para atletas de todo o país: https://xterrabrasil.com.br/etapa-itabira-2021/
De acordo com um dos realizadores do evento, Fernando Melo, Itabira já estava no radar da equipe para entrar no circuito de provas do XTERRA Brazil devido a sua importância histórica para o estado e pelas belas paisagens naturais. “A cidade sempre nos chamou atenção e agora conseguimos concretizar esse sonho. Itabira já está recebendo o evento de maneira incrível, é uma cidade que tem muito potencial para cada vez mais crescer com esse nicho de mercado formado pelo turismo esportivo”, afirma o empresário.
Além de estar presente em mais de 42 países, a marca existe no Brasil há 16 anos e é referência no segmento com o triathlon (natação, mountain bike e trail). “Como Itabira não tem mar e nem lagoa, vamos apostar nas modalidades de corrida. Teremos corrida, bicicleta e outra corrida. No mountain bike teremos duas distâncias, 50 km e 35 km, além do trail de 21km, 10km e 5 km. Sem contar com a modalidade KIDS, um grande espetáculo para a família”, completa o empresário.
Fernando destaca que todas as provas do evento são off-road e mantêm vínculo com a natureza. É uma premissa da competição buscar a conexão e preservação do meio ambiente. “Nada melhor do que um evento esportivo para a saúde e bem estar. Já passamos de 600 inscritos e a meta é alcançar 1.500 atletas. Itabira tem um grande potencial para isso”, reforça.
A expectativa do município, segundo o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), é que o XTERRA traga benefícios enormes para Itabira, principalmente nesse momento em que a cidade busca parcerias para fomentar o turismo. “Nós vamos atrair turistas e ativar essa indústria tão importante para o futuro de Itabira. O evento é muito importante e vai trazer atletas de todo o país. A cidade está pronta para ser uma bela anfitriã e atender muito bem”, ressalta Marco Antônio.
De acordo com o prefeito, participar do XTERRA é uma forma de trazer grandes iniciativas para o município, criar uma repercussão positiva e assim construir um calendário de eventos permanentes na cidade. “Nós precisamos criar em Itabira uma agenda de eventos culturais, esportivos e corporativos que possa alimentar essa nova indústria do turismo, um dos principais pilares para a diversificação econômica do município”, afirma o prefeito.
A secretária de Esportes, Lazer e Juventude, Natália Lacerda, destaca que a pasta vai fazer um trabalho para acolher e receber os atletas e, com isso, provocar uma experiência positiva para que as pessoas queiram voltar à Itabira. “Esses eventos nos coloca na rota dos grandes festivais e nos projeta nacionalmente e internacionalmente. Além das ações educativas junto com a Secretaria de Educação, estamos mobilizando uma cadeia produtiva que envolve esporte e cultura”, diz a secretária.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG