Desde 1984
Região
11 de Junho de 2021
João Monlevade e Barão recebem blitz de fiscalização do Crea-MG

A fiscalização é primordial para a segurança da sociedade

 

João Monlevade e Barão de Cocais recebem, desde a segunda (7), uma blitz de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Até hoje (11), uma equipe composta por sete fiscais vai percorrer cerca de 150 obras, verificando atividades relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências.
O objetivo da blitz é reforçar as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG em João Monlevade e Barão de Cocais. Durante a fiscalização, os agentes do Conselho exigem a comprovação da responsabilidade técnica de profissionais habilitados à frente dos serviços de engenharia, agronomia e geociências, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além das placas de identificação em obras. 
Segundo o inspetor-chefe do Crea-MG em João Monlevade, engenheiro civil Eduardo José Quaresma, a fiscalização é primordial para a segurança da sociedade e para a realização de um bom trabalho. 'Ter um profissional habilitado conduzindo a obra é a garantia de bons resultados e otimização de recursos do processo, bem como verificação da qualidade dos materiais empregados, cumprimento das normas regulamentadoras, além de análise de procedimentos de segurança', afirma.
O inspetor-adjunto do Escritório de Representação de Barão de Cocais, engenheiro de produção civil Thiago de Abreu Ribeiro, destaca que a regularização da prestação dos serviços técnicos é uma forma de garantir uma atuação voltada para a qualidade de vida e bem-estar social e também da segurança do empreendimento. 'A fiscalização tem o objetivo de impedir que atividades sejam praticadas de maneira ilegal e desordenada, evitando prejuízo futuro para comunidade', reforça.
As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. 'Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal', pontua o gerente.

 Balanço

Entre 2018 e 2020, o Crea-MG realizou 145 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa.  

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG