Desde 1984
Região
31 de Março de 2021
Itabira encaminha retorno da Patrulha Agrícola

Projeto criado para apoiar produtores rurais foi encerrado em 2017

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), encaminha a reativação do projeto Patrulha Agrícola até meados deste ano.  O programa destinado a auxiliar os produtores rurais nas operações de preparo, correção, plantio, confecção de silos, sulcamento, serviços de movimentação de solo e transportes, entre outros serviços, é uma ajuda da administração pública, principalmente, aos pequenos produtores.

O projeto foi encerrado em 2017 e agora está bem encaminhado para retornar.  “Também sou um produtor rural e sei bem o quanto esse apoio da patrulha é importante para esse pessoal do campo. Especialmente o pequeno produtor não tem condições de arcar com a diária de uma máquina particular. O agronegócio é um dos pilares para a diversificação econômica do município e é um dever nosso, enquanto poder público, fornecer condições para que esse setor se desenvolva. É neste contexto que está inserida a patrulha agrícola”, afirma o prefeito Marco Antônio Lage (PSB).

Para tanto, uma comissão formada por servidores municipais da área foi criada para trabalhar a proposta e elaborar um diagnóstico para a nova versão do Patrulha Agrícola. Para avaliar a opinião dos produtores rurais, a comissão realizou uma pesquisa e, dentre outros resultados, o fato de 97% dos produtores serem favoráveis ao retorno do projeto chamou a atenção da comissão. 

A equipe já concluiu os trabalhos iniciais e os resultados foram apresentados aos secretários municipais de Fazenda, Gilberto Silva Ramos; de Planejamento e Gestão, Patrícia Alves Guerra; e ao Procurador-Geral do Município, Francisco de Assis Belgo, a fim de garantir os recursos financeiros e a base legal para suportar o projeto. De acordo com o secretário de Agricultura, o chefe do Executivo municipal solicitou à comissão a garantia do atendimento prioritário aos pequenos produtores e agricultores familiares. O prefeito Marco Antônio Lage também conheceu os resultados e aprovou as ações para o retorno da Patrulha Agrícola.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG