Desde 1984
Geral
04 de Março de 2021
Settran finaliza preparativos para alterações no trânsito

O Setor de Trânsito e Transporte da Prefeitura de João Monlevade (Settran) se prepara para concluir a primeira fase das alterações no trânsito na região central. Segundo a Prefeitura, intervenções físicas em alguns trechos já foram feitas com o objetivo de promover maior fluidez e melhores condições de acessibilidade às diversas regiões do município. Outros projetos são trabalhados, como a proibição de estacionamento de carretas nas ruas e avenidas da cidade e ainda restrição do tráfego de veículos de carga em determinados horários no centro da cidade.

Conforme o chefe do Settran, José Jaime de Figueiredo Franco, o prazo que tem sido demandado para a promoção de todas as modificações previstas se justificam, por uma série de fatores que se iniciam pelo trabalho de engenharia,  passando pela escolha de equipamento específico de sistema de sinalização semafórica, planejamento das intervenções e uma campanha de comunicação, informando toda a população local e da região, sobre as alterações que vão ocorrer.

Semáforos

A Prefeitura informa que o sistema semafórico que está sendo adquirido com o apoio do Sindicato das Industrias Metal Mecânicas (Sime), Associação Comercial Industrial e Prestação de Serviços (Acimon) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tem previsão de chegada na próxima semana, quando passará por testes para, posteriormente, ser instalado definitivamente em seus respectivos pontos. Esse novo sistema, segundo José Jaime, além de uma série de benefícios tecnológicos, oferece condições de ser operado remotamente, o que contribui e muito para a fluidez do trânsito.  “Você pode alterar o tempo do sinal conforme necessidade, liberando o fluxo de veículos de acordo com a demanda de cada via”, comentou o engenheiro.

Intervenções

As intervenções já realizadas foram feitas na avenida Wilson Alvarenga, no centro do bairro Carneirinhos, sendo retiradas partes de calçadas e do canteiro central nas ruas Hildebrando Santana e avenida Wilson Alvarenga, para que sejam implementadas as melhorias. Segundo a administração, uma campanha com informações sobre as modificações que estarão sendo implementadas começa nesta sexta (5), nas redes sociais e, na próxima semana, com a distribuição de panfletos, além do uso das diversas ferramentas de comunicação disponíveis.

Outras melhorias

Além das reformulações, o Settran também trabalha em estudos para a implementação de Lombadas Eletrônicas, com retirada de quebra-molas (alguns já foram removidos). Segundo a Prefeitura, as lombadas eletrônicas, além de serem equipamentos modernos, contribuirão com a segurança do município, já que registra em filme toda movimentação pela cidade. “A acessibilidade também tem tido destaque no novo projeto, com a implantação de lombo-faixas, respeitando o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), conforme destaca o Chefe do Settran”, José Jaime.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG