Desde 1984
Variedades
25 de Fevereiro de 2021
Professora monlevadense escreve livro que conta a morte para as crianças

A morte nunca é dos assuntos mais agradáveis. Há mesmo quem prefira nunca falar sobre o universal destino das gentes. Mas se falar sobre a morte com adultos nunca é fácil, é tarefa ainda mais árdua a se fazer com as crianças. Pensando nisso, a professora monlevadense Ana Paula Freitas, 44, publicou um livro para suavizar o assunto e trata-lo de maneira mais fácil com o público infantil.

Ana Paula participa em um projeto de educação desenvolvida pela paulista Estante Mágica, que estimula a escrita de livros em parceria por mestres e alunos. Desde criança, ela sempre foi muito ligada à leitura, e percebeu a oportunidade de construção de uma obra que abordasse justamente o falecimento, mas com uma abordagem mais leve, pois, para ela, é cruel falar sobre a morte de maneira explícita.

Daí surgiu “A Estrela que Somos e Vamos nos Tornar”. Ana Paula baseou-se numa explicação que sempre ouviu quando criança sobre o destino das pessoas falecidas: “Sempre me disseram que, quando alguém morre, torna-se uma estrela”. A pandemia, que não poupou o mundo de imagens de agonia e morte, tornou-se mais uma razão para que o tema seja discutido com os pequenos: “Este é um momento delicado. Amanhã pode ser tarde”.

Um dos objetivos da professora é estimular a leitura entre os pequenos, pois, em sua opinião, as crianças são o fruto do meio em que crescem, e um lar com pais que lêem terá filhos leitores. Ana Paula já lecionou nas escolas municipais Germim Loureiro (Vale do Sol) e Cicinha Moura Siman, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Luz aos Pequeninos, na Escola Estadual Luiz Prisco de Braga, além de instituições em Nova Era e São Gonçalo do Rio Abaixo. “A Estrela que Somos e Vamos nos Tornar” é uma edição independente, e está disponível em versão impressa para venda direta pelos telefones (31) 3851-3170 e (31) 98847-8819.