Desde 1984
Polícia
20 de Fevereiro de 2021
Polícia Civil explica mudanças na entrega da CNH e de documentos veiculares

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) mudou novamente a forma de entrega das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) aos condutores. A partir desta sexta-feira (19), o documento volta a ser entregue em casa, pelos Correios. Desde 8 de janeiro, a retirada era feita nas delegacias da Polícia Civil, numa decisão justificada pela economia nos gastos com a remessa pela ECT. 
A mudança foi explicada em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (18), pelo delegado regional, Paulo Tavares Neto, e pelos investigadores lotados no setor de trânsito Warleson Tenório e Gabriele de Souza. Eles relataram que, na área da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, mais de oitocentas pessoas, entre novos condutores e aqueles que renovam a autorização, ainda precisam retirar o documento nas delegacia, das 8 às 17 horas. Você pode conferir a lista dos condutores que podem buscar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao fim desta reportagem. 
Na coletiva, também foi explicada a mudança na emissão dos Certificados de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV). A partir de 2021, esses documentos não serão mais confeccionados em papel-moeda, mas sim disponibilizados em versões digitais, que podem ser obtidas através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” para celulares Android ou iOS, ou impressas através do dite https://detran.mg.gov.br. 
A investigadora Gabriele de Souza ressalta, no entanto, que o motorista será obrigado a apresentar uma das versões do documento caso seja parado em alguma blitz: “Caso ele tenha apenas a versão digital e seu celular esteja descarregado, será considerado que ele dirige sem o CRLV, cometendo uma infração”. 
Outro documento que passa a ser digitalizado é a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-E). O documento pode ser emitido na Ciretran ou através do site https://detran.mg.gov.br. A partir daí, é preciso aguardar os prazos e atender aos pedidos que forem solicitados no portal, seguidos pela vistoria e posterior registro do automóvel.

Confira a lista dos condutores que podem buscar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na delegacia:

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG