Desde 1984
Geral
23 de Outubro de 2020
Centec e Liber encerram atividades para reestruturação e só reabrem em 2022
A Rede Doctum, responsável pelo Centec e pelo Colégio Líber, informou na tarde de terça-feira (20), que as escolas não oferecerão os serviços educacionais no ano que vem. A proposta, segundo a Rede Doctum, é reestruturar o projeto educacional da educação básica para reabrir em 2022. Até o fim deste ano, as atividades estão mantidas. A Doctum informa que continuará oferecendo os cursos superiores na cidade. “Reforçamos que a suspensão da oferta da Educação Básica acontecerá apenas em 2021”, diz o comunicado à comunidade escolar.

A notícia da suspensão dos trabalhos pegou a comunidade escolar de surpresa. O grupo já havia suspendido as atividades da Educação Infantil, oferecida pelo Colégio Líber, no fim do mês de maio deste ano, também surpreendendo pais e professores. O clima na comunidade escolar não é dos melhores e muitos se manifestaram nas redes sociais após a notícia, lamentando o ocorrido.

O Centec tem uma história de mais de quatro décadas dedicadas ao ensino em João Monlevade e marcou a vida de muitas pessoas. Gerações de, hoje, profissionais, estudaram na escola e guardam memórias dos tempos do antigo Centro Tecnológico. O publicitário Douglas Cota, da agência ShineOn, disse que o colégio marcou sua vida, já que ele sempre estudou ali, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Em 2016, a Rede Doctum iniciou o projeto Líber, uma escola de educação infantil integral e com berçário, em casa alugada no bairro de Lourdes. Com o início da pandemia e alegando prejuízos, o grupo encerrou os trabalhos, unificando o ensino nos históricos prédios do bairro Vila Tanque, onde a rede está instalada há décadas.

Nas redes sociais, muitas pessoas criticaram a Rede Doctum alegando falta de estratégias para manter a escola em atividade. Alguns pais alegaram falta de respeito com os que acreditaram na instituição. No comunicado enviado, a Rede Doctum diz que “reformulamos a proposta pedagógica das escolas e buscamos durante este ano, um espaço físico que atendesse a essa nova proposta para João Monlevade. No entanto, não conseguimos viabilizar para a implantação da escola em 2021”, diz o texto. Ainda no comunicado, a diretora de Educação Básica, Ivana Leitão, reitera que “o compromisso da Rede Doctum com João Monlevade será fortalecido com cursos de graduação e pós-graduação e com novos investimentos para os cursos na área de Saúde na cidade”.

Momento delicado

O momento é delicado para a educação brasileira. Por todo o país, diversos estabelecimentos, muitos tradicionais, assim como o Centec, suspenderam temporariamente ou encerraram as atividades em definitivo. Principalmente, de março para cá, em função do distanciamento social, a metodologia de ensino mudou completamente, especialmente em se tratando da educação infantil. Em tempos de incertezas, sobre retorno das atividades escolares, a suspensão do Centec e Líber, deixa mais dúvidas sobre o futuro das escolas.
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG