Desde 1984
Polícia
16 de Outubro de 2020
Apac Itabira inaugurada hoje
Divulgação
Apenado realiza atividades em unidade prisional
Associação é referência na ressocialização de condenados

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, inaugura hoje (16), o novo Centro de Ressocialização da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) em Itabira. A unidade terá capacidade de abrigar 96 recuperandos do sexo masculino.

Além do presidente Gilson Lemes, deverão comparecer à cerimônia de inauguração o secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, general Mário Lúcio Alves de Araújo, a juíza da 2ª Vara Criminal de Itabira, Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira, a diretora da Comarca de Itabira, juíza Márcia de Souza Victória, e o presidente da Apac itabirana, pastor Renato Martins da Rocha.

Esforço conjunto

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados foi juridicamente instalada em 2005. Mas faltava o principal, que era o prédio físico capaz de abrigar os recuperandos. O esforço da associação resultou no centro que será inaugurado.

O terreno foi doado pela União e os valores para a obra são originários de penas pecuniárias cedidas pelo Tribunal de Justiça, multas da Justiça Trabalhista, multas ambientais, doações da Vale e sociedade civil.

A Apac de Itabira está localizada em área de 5 mil metros quadrados, dos quais 1,4 mil metros quadrados construídos. Os 3,6 mil metros quadrados restantes poderão abrigar oficinas e criação de animais. O prédio tem capacidade para abrigar 67 recuperandos no regime fechado e outros 24 no regime semiaberto, todos procedentes do presídio de Itabira. Os recuperandos do regime fechado ficarão em celas – seis em cada uma. Os do regime semiaberto ficam em dormitórios, com capacidade também para seis pessoas.

A previsão é de que a Apac receba em novembro os cinco primeiros recuperandos, todos em regime fechado. Antes, eles estão sendo treinados sobre a metodologia apaqueana na Apac de Caratinga. Encerrado o treinamento, os cinco recuperandos, já na Apac de Itabira, exercerão o importante papel de agentes multiplicadores do método para os demais.

Os funcionários que vão trabalhar na Apac já estão passando por processo de seleção e farão treinamento entre os dias 9 e 14 de novembro. A Apac de Itabira está localizada na zona rural, na localidade de Córrego do Meio, às margens da estrada que dá acesso à Candidópolis.

Na Apac de Itabira será disponibilizado aos recuperandos do regime fechado uma biblioteca, uma sala de aula e um espaço para artesanato. Já os recuperandos do regime semiaberto terão à disposição uma minibiblioteca, além de unidades profissionalizantes como a fábrica de blocos de tijolos, uma horta e uma oficina de solda. Futuramente está prevista a construção de uma padaria.

Alguns dos detentos do regime semiaberto já trabalham na construção dos quiosques e do telhado de madeira da área que irá receber os familiares. Para cada três dias trabalhados, o recuperando reduz um dia na pena. Isso vale também para as demais atividades profissionalizantes.

Saiba mais

A Apac é uma entidade civil dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Trabalha com uma metodologia que visa à valorização humana, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. O objetivo é promover a humanização do sistema prisional, diminuindo a reincidência criminal e propiciando a proteção da sociedade.

A Apac de Itabira é um sonho de 15 anos que agora sai do papel e torna-se realidade. A cerimônia de inauguração será restrita a poucos convidados, em função da pandemia de Covid-19. A Apac funciona na Rua Itagracel, 201 , Córrego do Meio, Itabira.
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG