Desde 1984
Região
18 de Setembro de 2020
Escola de São Gonçalo é premiada por desempenho crescer 72%
Divulgação
Professores durante um dos projetos desenvolvidos pela escola
Em três anos, Nota chegou À maior de Minas Gerais nos anos finais do Ensino Fundamental



Uma escola pública de São Gonçalo do Rio Abaixo experimentou um salto de qualidade nos últimos três anos. A Escola Estadual Desembargador Moreira Santos tinha nota 2,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2017, que afere a qualidade da educação ofertada aos alunos. Três anos depois, a instituição registrou nota 5,0, um aumento de 72,4% em sua pontuação, segundo levantamento deste ano.

A diretora Rita Castro ressalta a importância das novas iniciativas, que buscam aproximar o estudante da escola e melhorar o seu desempenho: “Nós sempre temos projetos com os alunos. Além disso, tivemos bom desempenho de professores e alunos nas aulas de reforço e, também, fazendo a busca ativa com aqueles estudantes que estavam mais desanimados”, conta.

A diretora destacou, por exemplo, a realização de “aulões” de reforço para os alunos com dificuldades de aprendizado, além da participação das famílias na vida escolar: “Temos sempre chamado as famílias para participarem. Sempre temos encontros com os pais. Este é um vínculo importantíssimo para ser feito junto com a escola”.

A diretora elogia a dedicação dos professores na obtenção do resultado, e cita a gestão pedagógica como uma das razões do salto. A escola possui algumas iniciativas para integrar o conhecimento, como o “Escola Vai às Comunidades”, quando servidores visitam as áreas rurais de São Gonçalo para ver de perto a realidade de seus alunos.

Com dezoito edições realizadas, o “English Music Festival” usa a música e a dança para aprofundar o ensino da língua inglesa. O dia 11 de agosto, quando se celebra o Dia do Estudante, é a data em que se realiza também a gincana estudantil, que estimula o desenvolvimento dos pilares da educação.

Por conta da evolução da nota do Ideb, a maior entre todas as escolas de Minas Gerais nos anos finais do Ensino Fundamental, Rita Castro participou ontem (17) de uma solenidade da Secretaria de Estado que reconheceu as doze escolas com o melhor desempenho no índice de avaliação. Por conta da Covid-19, a conferência, que contou com a presença da secretária de estado da Educação, Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna, foi realizada através da internet.

A Escola Desembargador Moreira Santos, única da rede estadual em São Gonçalo do Rio Abaixo, oferece dez turmas entre o 6º e o 9º anos do Ensino Fundamental, e dezoito turmas para os três anos do Ensino Médio, sendo o único colégio na cidade a ofertar essa faixa de ensino. Aproximadamente 870 alunos estão matriculados na instituição.
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG