Desde 1984
Geral
07 de Agosto de 2020
Informe - Não é só o coronavírus que mata!
João Vitor Simão
Médico Luis Felipe alerta para a necessidade de avaliações médicas com regularidade
Médico alerta para cuidados que devem ser mantidos com a saúde

Na última quarta-feira (5), foi comemorado o Dia Nacional da Saúde. A data é importante para alertar a população sobre os cuidados de rotina que precisam ser mantidos com a saúde e que estão sendo deixados de lado desde a chegada da Covid-19. “Em tempos de pandemia, num universo carregado de versões e opiniões, não se deve negligenciar: o que mais importa é a sua saúde”, alerta o médico Luis Felipe de Oliveira Macedo Ribeiro.

Segundo ele, tem sido observado nos prontos socorros um aumento no número de pacientes com enfermidades graves e risco de morte. Isso acontece porque os pacientes deveriam procurar atendimento médico regularmente e acabam não fazendo isso por medo de se contaminarem com o novo vírus nas unidades de saúde.

Doutor Luis Felipe alerta para a necessidade de avaliações médicas com regularidade, principalmente em pacientes que usam medicações que mantêm a estabilidade clínica. Segundo o profissional, relatos de pacientes que utilizam receitas vencidas há meses tem surgido com frequência, o que pode ocasionar sérios problemas.

O médico afirma que tem sido cada vez mais constante os diagnósticos de hipertensos totalmente descontrolados e diabéticos com a doença descompensada, comprometendo a função de outros órgãos como visão, rim e disfunção erétil. Há ainda casos de cânceres de próstata e outros que foram postergados quando o diagnóstico precoce determinaria as melhores chances para o paciente.

“Esta geração já passou por outras pandemias, mas nunca neste comprometimento social. Os transtornos de comportamento como ansiedade e depressão têm acentuado consideravelmente e a falta de consenso ou até mesmo a modificação recorrente quanto a sua condução tem piorado este quadro”, opina doutor Luis Felipe, para quem o pânico social só faz piorar a situação.

O profissional afirma que o importante é buscar as informações nos órgãos oficiais ou no médico de confiança. Opiniões que já vêm carregadas de interesse devem ser desconsideradas. Doutor Luis Felipe atende na Clínica Médica MultVision, na rua Ayres Quaresma, em Carneirinhos. Telefone: (31) 3851-6361.
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG