Desde 1984
Geral
07 de Agosto de 2020
Dan e Duca se reiventam, lançam CD feito “incasa” e agora são Dandá
'O nome Dan e Duca não existe mais. Agora, o nome do trabalho é Dandá'. A afirmação direta é da cantora monlevadense Nadja Lírio, a Duca Furtado, companheira musical e de vida do cantor Daniel Soares, o Dan. Os dois integram a cena cultural de João Monlevade há anos e, agora, se reiventam no trabalho autoral, gravando um CD em casa e produzindo clipes e single.

Mas, por que Dandá? “Primeiro porque ‘Dan’ e ‘Duca’ são apenas nossos apelidos que acabamos usando como nome do projeto por conveniência e comodidade. O fato é que eles nunca comunicaram quem somos e o que queremos dizer”, conta Duca. Segundo ela, erroneamente, o algoritmo do Deezer os colocou na lista de modões sertanejos, já que, no Brasil, a maioria das duplas têm um “e” entre os nomes. “Respeitamos todos os gêneros musicais, mas o fato é que estamos tão longe do sertanejo quanto Zeca Pagodinho está da Pablo Vitar”, compara. Além disso, a associação do nome com o sertanejo fez com que eles ficassem de fora de playlists da nova MPB

A dupla, além de trocar de nome, lança o CD “InCasa”. “O nome é assim mesmo, com o “I” e o “C” maiúsculos. É o primeiro álbum que vamos lançar e ele está sendo gravado em casa, no nosso recém-criado Estúdio Dandá. São, inicialmente, seis canções, todas autorais inéditas. As canções são instintivas, sem nenhum planejamento conceitual, mas todas se relacionam intimamente com o momento que estamos vivendo. Falam das coisas essenciais para não esmorecer, ou simplesmente evanescer, deixar de existir, com tantas coisas agressivas e frustrantes acontecendo ao mesmo tempo, todos os dias. Amor, fé, empatia, uma dose de solitude, natureza, tato, esperança, e arte”, conta Duca.

“Dan gravou quase todos os instrumentos, com exceção das participações especiais. O arranjo é uma parceria minha e dele. A parte técnica do processo foi toda feita pelo Dan sob a consultoria remota da Skilo Produtora de Som, uma empresa com longos anos de mercado. Além de consultora nesse projeto, a Skilo está produzindo os nossos outros dois CDs (“Dandá” e “Nadja”) que estão paralisados em BH desde o início da pandemia”, informa a artista.

ELEVA

Eleva é o primeiro single do álbum e será lançado hoje (7), no canal do Youtube. A canção fala do amor que eleva, torna a vida mais leve e melhor. “A letra é minha, melodia minha e do Dan. A música tem a participação especial do genial Caio Valente no baixo elétrico. Ele gravou na casa dele. O clipe foi gravado em duas montanhas do bairro Loanda, em João Monlevade, e na Cachoeira de Cocais. Clipe que dirigi, editei e colori. Passei semanas sem dormir assistindo todos os tutorias de profissionais de vários lugares do mundo para cumprir com esse desafio. Fizemos com os dispositivos que tínhamos em mãos (um celular que grava em HD e um laptop para editar), sem nenhum aparato técnico, mas muita criatividade e vontade de dar certo. Gosto muito do resultado final”, diz.
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG