Desde 1984
Região
27 de Julho de 2020
São Gonçalo implanta Yoga em casa e outras ações pedagógicas na pandemia
Anagnia Flois AcomPMSGRA
Inovação tem sido palavra de ordem entre as diversas ações pedagógicas adotadas pela Secretaria de Educação em São Gonçalo do Rio Abaixo. Em tempos de pandemia, uma união de esforços entre a equipe pedagógica junto aos educadores da rede municipal seguem levando à residência dos estudantes uma série de atividades criativas tais como Yoga em casa, atendimento psicológico online, atividades lúdicas, ações voltadas para crianças com necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem e muito mais.

Os benefícios são imediatos na avaliação dos professores e os profissionais destacam que as propostas inovadoras, além de contribuírem no aprendizado, estão promovendo interação familiar, já que os pais dos alunos participam ativamente das tarefas. “Sentimos a necessidade de fazermos algo a mais pelos estudantes. Não podíamos nos limitar na entrega dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) enviados pelo Estado. Daí a ideia de promovermos ações pedagógicas diferenciadas para mantermos o nível de qualidade que sempre tivemos”, explica a secretária municipal de educação Maria do Rosário Melges (Zarinha).

Motivação, concentração e equilíbrio, controle da ansiedade e estresse, flexibilidade, são alguns dos benefícios atingidos com as atividades de Yoga em casa. Os alunos recebem as orientações do professor por meio de vídeos enviados em grupos de WhatsApp e os estudantes repetem os movimentos com seus familiares. Desde a implantação da atividade, são constantes os recadinhos de pais de alunos elogiando as iniciativas.

O isolamento social tem alterado fatores emocionais de muitos alunos e ao perceber esta realidade, o Cesgra retornou com os atendimentos psicológicos de forma remota. Os CEIs de diversas localidades do município também promovem ações pedagógicas para facilitar o aprendizado de alunos com alguma deficiência e uma infinidade de atividades lúdicas com brincadeiras variadas contribuem para ampliar o conhecimento de forma mais prazerosa.

O prefeito Antônio Carlos se reuniu com a equipe da Educação semana passada e tomou conhecimento dessas ações. Na avaliação do Chefe do Executivo, a implementação das ações pedagógicas elevam a qualidade da educação do município e servem de referência para outras cidades. “Em um período de dificuldades, os profissionais da educação se superam introduzindo ainda mais os recursos tecnológicos em suas atividades, contribuindo para antecipar o futuro. A educação de São Gonçalo está no caminho certo do conhecimento promissor graças ao empenho de toda a equipe”, elogia.
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG