Desde 1984
Geral
06 de Julho de 2020
Simone Carvalho não é reconhecida como “Prefeita Amiga da Criança”
Fundação Abrinq, na última edição, não incluiu a prefeita de Monlevade entre os 125 gestores que priorizam a agenda da criança e do adolescente

Apesar de João Monlevade participar de todas as edições do Programa “Prefeito Amigo da Criança”, promovido pela Fundação Abrinq, a prefeita de João Monlevade, Simone Carvalho (PDB), não recebeu o prêmio em sua última edição, que destacou os prefeitos da gestão 2017-2020.

O resultado foi divulgado na última semana.

O município já ganhou o título de “Prefeito Amigo da Criança” em outras ocasiões. Inclusive, na gestão do marido da prefeita, o ex-prefeito Carlos Moreira (2001-2008).

O Programa Prefeito Amigo da Criança foi criado em 1996 por iniciativa da Fundação Abrinq, com o intuito de mobilizar, engajar e apoiar tecnicamente os gestores públicos e suas equipes no planejamento e na implementação de ações e políticas voltadas para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. A cada edição, o programa cobre um período de quatro anos, correspondente a uma gestão municipal.

Na última edição, 125 administradores municipais tiveram seu trabalho plenamente reconhecido pelo desenvolvimento de ações efetivas na defesa de crianças e adolescentes.

Com cerca de 42% dos municípios brasileiros inscritos para avaliação da Abrinq, foram analisadas pelo Programa, as ações do governos municipais sob a ótica de Políticas Sociais como, promoção de vidas saudáveis, acesso à educação de qualidade e proteção em situações de risco. Em relação ao eixo Gestão Pública, levou em consideração o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e o Conselho Tutelar.

Mesmo sem ter sido premiada, João Monlevade, está entre os 67 municípios do país que apresentaram um Plano Municipal para a Infância e Adolescência, que foram formulados e apresentados à equipe técnica do Programa, com associação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo a articuladora de João Monlevade, Vlazimeire Carvalho, em depoimento à Fundação Abrinq, é um orgulho preá a cidade participar do Programa em todas as edições. “Nós nos sentimos muito orgulhosos por participar de todas as edições do Programa Prefeito Amigo da Criança, sendo signatários de causa tão nobre. Somos aprendizes das lições compartilhadas com a Fundação Abrinq, com outros municípios e com a comunidade local, ao longo destes anos de parceria”, disse.
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG