Desde 1984
Geral
24 de Junho de 2020
Monlevade entre as 70 cidades mineiras com surto de coronavírus


João Monlevade está entre as 70 cidades mineiras que já registraram surtos de infecção pelo novo coronavírus. Um surto significa aumento rápido de contágio em determinado local, segundo autoridades em saúde. A lista dos municípios foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) hoje. De acordo com os dados apresentados, são 118 surtos registrados em todas as 14 macrorregiões de saúde do Estado.

Segundo reportagem do Jornal O Tempo, dos surtos de Covid-19 que existem em Minas Gerais, ao menos 52 ocorreram em empresas, unidades de serviço de saúde ou no sistema prisional. Além disso, escolas, igrejas e serviços de acolhimento à população também foram palco de aumentos significativos no número de infectados pelo coronavírus no Estado.

O principal responsável pelo avanço da doença nesses locais, indica um relatório da SES, é o enfraquecimento das medidas de isolamento social. A informação é divulgada no mesmo dia em que prefeita Simone Carvalho (PTB) autorizou o retorno a cultos em igrejas evangélicas, e um dia após a Diocese anunciar o retorno de Missas e celebrações, a partir do dia 3 de julho.

De acordo com a Secretaria de Estado, 7.837 pessoas foram expostas ao vírus nesses ambientes, o que representa 26,2% dos casos confirmados da doença em Minas. No total, há 29.897 infecções no Estado, segundo último balanço divulgado pela SES, na manhã desta terça-feira (23).

O Estado informa que o maior avanço no número de surtos da doença ocorreu na última semana de maio. A SES não detalhou quais são os locais onde ocorreram os surtos. Levando em consideração as 640 cidades mineiras com casos e/ou óbitos causados pela Covid-19, cerca de 11% desses municípios registraram surtos da doença.

Além de Monlevade, as cidades que registraram surtos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde são: Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Contagem, Ibirité, Jaboticatubas, Mariana, Ribeirão das Neves, São Joaquim de Bicas, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Pompéu, Sete Lagoas, Antônio Carlos, Barbacena, Congonhas, Piranga, Barroso, Lagoa Dourada, Resende Costa, São João Del Rei, Diamantina, Alvarenga, Governador Valadares, Manhuaçu, Mutum, Pocrane, Cajuri, Ponte Nova, Urucânia, Itinga, Joaíma, Carmo do Paranaíba, Serra do Salitre, Paracatu, Unaí, Taiobeiras, Pirapora, Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Formiga, Lagoa da Prata, Bicas, Juiz de Fora, Santos Dumont, Leopoldina, Ubá, Poço Fundo, Itajubá, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Senador Amaral, Boa Esperança, Ingaí, Itanhandu, Lambari, Lavras, Nepomuceno, Três Corações, Varginha, Uberlândia, Araxá, Frutal, Iturama, Uberaba, Belo Oriente, Ipatinga e Timóteo.
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG