Desde 1984
Esporte
11 de Outubro de 2019
Bola na rede para ampliar o placar das oportunidades
Erivelton Braz
Atletas da Escolinha do bairro Santa Cruz
O sonho de ser um jogador de futebol ganha reforço em João Monlevade e alimenta a esperança de mais de 405 meninos e meninas nas modalidades futebol de campo e futsal. O projeto é da Liga Monlevadense de Futebol (LMF), em parceria com a Prefeitura de João Monlevade e contempla os garotos com idades entre 9 e 17 anos, em núcleos nos bairros Santa Cruz, Estrela Dalva, Cruzeiro Celeste, Vera Cruz e Metalúrgico. A proposta é vista como oportunidade para aproximar o sonho da realidade.
De acordo com o secretário municipal de Esportes, Mário César da Silva, as escolinhas de futebol integram a proposta da Prefeitura de João Monlevade de incentivar a prática esportiva, em ações através da LMF. A Prefeitura, segundo César, é parceira da Liga, oferecendo estrutura adequada para a realização das atividades. Há ainda apoio para o desenvolvimento de talentos e competências pelo ex-jogador e atual coach Ricardo Policarpo.
Um dos núcleos implantados recentemente foi o da Escolinha do bairro Santa Cruz. Os treinamentos ocorrem no campo do Industrial, clube que cedeu o espaço para o projeto. O campo, antes abandonado, hoje mantém firmes as esperanças dos jovens e reacende as próprias esperanças. No passado, o local foi palco de grandes partidas, passou por momentos de ostracismo e agora recebe os jovens atletas sob orientação da LMF. Segundo o presidente do clube, Ricardo Assis, o Industrial se tornou parceiro por acreditar que o esporte é uma das portas para a formação dos jovens.
O coordenador dessa escolinha é o assessor da Secretaria de Esportes, Antônio de Pádua. Ele agradeceu a Prefeitura por abraçar a ideia e acrescentou que a Liga tem buscado outros parceiros para ajudar no custeio. Em breve, começam também as atividades para a escolinha de futebol feminino no bairro Santa Cruz.
Muitas famílias acompanham os treinamentos dos alunos e vêm com bons olhos a realização do projeto. É o caso de Tiago Neves, que acompanha o sobrinho João Gabriel Teixeira, de 9 anos. O garoto treina como lateral e tem o apoio do tio. Colado no alambrado, ele dá comandos e pede atenção ao jovem. “É bom de bola, mas como toda criança, precisa de foco”, diz. Ele também elogia o projeto da escolinha porque “dá oportunidades de desenvolver talentos”, afirma.
O mesmo pensa Zacarias Firmo, pai de Bernardo Alcântara Mendes Firmo, de 11 anos. O garoto é meio campo, mas treinou improvisado como goleiro. Para o pai, o projeto tira as crianças das ruas e da internet. “Só por isso, já é muito bom. O esporte era muito valorizado em João Monlevade, com grandes competições, grandes times e grandes atletas. Vejo nas escolinhas uma chance de retomar essa prática. Fico feliz”, disse.

Futsal

Além da modalidade de futebol de campo, também são mantidas escolinhas de futsal nos bairros República (Ginásio Li Guerra), Loanda (Quadra da Isaac Cassemiro) e Santo Hipólito. Cada uma dessas unidades recebe cerca de 50 alunos, tanto masculino, quanto feminino.

Apoio

Para manter os projetos e outras atividades da LMF, a Prefeitura assinou convênio de R$335.825,00 e vai repassar R$23.987,50 mensais, divididas em 14 parcelas. O objetivo é colaborar com o desenvolvimento das atividades de esporte e lazer, junto às comunidades carentes, com a participação de crianças, jovens e adultos.

Copa Interbairros movimenta fim de semana

A 11ª edição da Copa Interbairros de Futebol movimenta o fim de semana em João Monlevade. Amanhã (12), no Estádio Louis Ensch, jogam Baú e Metalúrgico, e Belmonte e Teresópolis. Já no domingo (13), no Clube do Olímpico, o Santa Cruz enfrenta o Corumbiara de Vanessa, e o Nova Esperança enfrenta o time do Santo Hipólito. No Campo do Industrial, tem Jacuí e Satélite, e Palmares e Tanquinho. Os jogos começam a partir de uma e meia da tarde.
A competição, modalidade adulto, reúne 28 equipes, distribuídas em 9 chaves. No dia 27 de outubro terá início também a XI Copa Interbairros de Futebol sub-19, com 6 equipes. As finais da XI Copa Interbairros de Futebol, adulto e sub-19, serão no dia 7 de dezembro.
No domingo passado (6), a competição começou com 4 jogos. No Campo do Olímpico, pela chave A, São José e Santa Cecília empataram em 1 a 1. Pela chave B, o Campos Elísios venceu o Boa Vista por 2 a 1. Já no Campo do Industrial, pela chave C, o Nova Monlevade bateu o Loanda por 3 a 1. Pela chave D, o Ipiranga ganhou do Promorar por 2 a 0.
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG