Variedades
15 de maio de 2015

Unidos pelo futebol

Ex-atletas do Carneirinhos Futebol Clube mantém viva uma história de amizade que já dura 42 anos



Unidos por uma paixão. Essa é a afirmação mais precisa para definir o encontro dos ex-atletas do Carneirinhos Futebol Clube, tradicional equipe de futebol de João Monlevade que completa 42 anos em 2015.
Pelo vigésimo ano consecutivo, os ex-atletas do Carneirinhos realizam um encontro que une futebol, confraternização, um bom churrasco, alegrias e, principalmente, boas histórias. É nesse clima de descontração que ex-jogadores, familiares e amigos se encontraram na tarde do último sábado na Arena Esportiva (antigo Campo Flamengo), no bairro Rosário, para festejar os 42 anos do clube e os 20 anos do encontro.

O futebol, claro, é o carro-chefe que puxa as boas e divertidas histórias que regaram a tarde. Outro fator importante é o orgulho de todos em fazer parte de um grupo tão unido, que não mede esforços e tem um imenso prazer em se encontrar e reviver os bons momentos. No encontro, pode-se perceber o quanto o futebol marca e une gerações de amigos ao longo dos anos.

Para Gentil Bicalho, ex-vice prefeito, ex-vereador e atual presidente do Partido dos Trabalhadores em João Monlevade, um dos fundadores do time, uma característica marcante do Carneirinhos foi sua importância na formação de jovens, pois a disciplina era um pilar a ser seguido por todos. “Havia uma orientação muito forte contra o fumo, o álcool e as drogas. Além de tudo, para jogar no time tinha que ser bom aluno. Foi um aprendizado muito grande e serviu para formar cidadãos de bem”, destaca.

Para o treinador de futebol Milton José Sena, que também faz parte do Carneirinhos desde sua fundação, o mais importante é o legado deixado pela equipe, de amizade e companheirismo. “O Carneirinhos foi fundamental na vida de todos nós. Acredito que esse encontro nunca vai morrer e vai passar de pai para filho. Temos aqui hoje um encontro de gerações e em nossas confraternizações vêm amigos que hoje estão morando em outras cidades, como Ouro Branco, Itabira, Conselheiro Lafaiete, São Paulo e outras. Mantemos aqui uma família”, diz Milton.

História



O Carneirinhos Futebol Clube foi fundado em 1973 e até 1979 disputou importantes campeonatos da região. Os ex-atletas lembram com orgulho de momentos e jogos importantes da equipe, em que enfrentaram fortes times na época, como Metalúrgico, Vigilante, Guarani e Comercial.

Mesmo não disputando mais campeonatos, os membros da equipe ainda mantém viva a integração entre famílias, o esporte e o lazer nos encontros promovidos e o bom relacionamento é a tônica dos eventos.
Para o professor de Educação Física Charles Aguiar, um dos organizadores do encontro, o Carneirinhos Futebol Clube representa um elo de amizade e companheirismo que se fortalece a cada ano através dos encontros de ex-atletas. “Só quem passou pelo Carneirinhos sabe o que esse time representou e ainda representa em nossas vidas. Que venha o próximo encontro em 2016”, salienta.