Variedades
6 de março de 2015

“Em nossa região, há muitas mulheres engajadas”

Luciana Bicalho (PTB), presidente da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo é uma jovem mulher com um futuro promissor. À frente do Legislativo são-gonçalense pela segunda vez, ela, aos 36 anos, já fez história como a primeira mulher a presidir a Câmara da cidade e de ser reeleita para o cargo. Casada e mãe de um filho, nesta entrevista ela fala um pouco sobre a mulher e a política. Confira.

A Notícia:  Como e quando começou a sua carreira política?


Luciana Bicalho: Trabalhei como assessora parlamentar por mais de dois anos na Câmara de São Gonçalo. Depois, trabalhei na Secretaria de Trabalho Social. Quando recebi o convite para candidatar, refleti e, como sempre gostei de política e de estar próxima da população, decidi aceitar.

A Notícia:  Como é estar à frente da Câmara de um município tão próspero quanto São Gonçalo do Rio Abaixo?


Luciana Bicalho: Para mim é uma grande responsabilidade, que encaro com muita seriedade. A cidade está em pleno desenvolvimento, o que torna um desafio, já que precisamos estar sempre atentos para a manutenção desse crescimento. Para isto, o meu trabalho é sempre pautado com os demais vereadores e em parceria com o Executivo de forma a contribuir para o crescimento da cidade.

A Notícia:  Para você, qual é a importância de ter-se tornado a primeira mulher a conseguir a reeleição para comandar o Legislativo da cidade?


Luciana Bicalho: Sinto-me honrada em fazer parte da história da Câmara, por ser a primeira mulher presidente da Casa. Agradeço aos vereadores pela confiança. Acredito que a reeleição é o reflexo de que estamos desenvolvendo um bom trabalho e que estamos no caminho certo.

A Notícia:  Quais foram os destaques da primeira legislatura (à frente da Presidência) e quais  são os projetos para a atual?


Luciana Bicalho: Na nossa administração, priorizamos sempre a participação da comunidade no Legislativo. Queremos que as pessoas se sintam cada vez mais próximas da Câmara. Para isto, inauguramos o Centro de Atendimento ao Cidadão e o Procon. Realizamos o Cidadão Legal e também desenvolvemos um importante trabalho com os estudantes que é o Câmara nas Escolas. Os próximos projetos são: ampliar o programa Cidadão Legal, que este ano terá duas edições. Além disso, aderimos ao Parlamento Jovem e ao Câmara Mirim. Outra ação desenvolvida nesta gestão é a construção do novo prédio da Câmara, ampliação e reforma do prédio atual, preservando o patrimônio público e oferecendo à população uma estrutura física adequada.

A Notícia: Adélia Prado, poetisa mineira, disse que mulher tem que carregar bandeira. E que mulher é desdobrável (sendo mãe, esposa, etc). Você concorda que lugar de mulher também é na política?


Luciana Bicalho A mulher vem ganhando espaço a cada dia, e inclusive na política. Com uma visão mais sensível e materna, a presença da mulher na política vem contribuir em diversos setores, como o social por exemplo. A função de vereadora desempenhada por mim apenas agregou as funções já habituadas na minha rotina como a de ser mãe, esposa e dona de casa. Acredito que cada mulher deve lutar e persistir nos ideais, seja em uma grande empresa ou como líder de uma entidade e, sobretudo, na política.Só assim conseguiremos mais prestigio e notoriedade.

A Notícia: Alguma grande mulher da história lhe serve de inspiração? Quem? Por quê?


Luciana Bicalho: O que tenho guardado em mim são os ensinamentos repassados pela minha mãe, Lurdinha. Ela é a grande inspiração na minha vida e é em quem eu me espelho. Mulher guerreira, preocupada com o próximo, íntegra. Está sempre de bem com a vida. Mesmo em momentos de dificuldades, ela está feliz e bem humorada. São estas qualidades que a tornam especial e que eu tenho como exemplo.

A Notícia: Deixe uma mensagem para as mulheres da região.


Luciana Bicalho: Sejam fortes, mas não percam a sensibilidade. Lutem, acreditem e persistam nos sonhos. Em nossa região há muitas mulheres engajadas em causas sociais, mas ainda há espaço e muito ainda pode ser feito. Juntas conquistaremos nosso espaço e poderemos mostrar a nossa força. Aproveito a oportunidade para parabenizar a todas as mulheres pelo dia da Mulher. Esta data tão importante que vem reforçar o valor que a mulher tem na sociedade.