Variedades
23 de janeiro de 2015

Calor pra daná

A estação mais quente do ano chegou e, esse ano, resolveu mostrar a que veio. Os termômetros assustam pelas altas temperaturas registradas em todo o país. O verão, que coincide com as férias escolares das crianças, é a época de viagens, praia, sol e piscina. No entanto, nessa época é necessário redobrar o cuidado com a saúde e, principalmente, buscar alternativas para se refrescar.
Em Monlevade, as sorveterias estão lucrando com as altas temperaturas e garantindo uma das mais gostosas formas de se refrescar: o sorvete. Nos clubes o movimento é intenso e une as temperaturas altas com as férias escolares.
A reportagem do A Notícia resolveu conferir as alternativas mais procuradas pelos monlevandenses para se refrescar nesse verão. O importante é lembrar que, na piscina ou tomando sorvete, a regra do verão é manter-se hidratado.

É tempo de sorvete



De acordo com o Clima Tempo, nas últimas semanas a temperatura tem atingido máximas de 36º e mínimas de 20º e, com isso, aquecem também as sorveterias do município. O proprietário da Sorveteria Almeida, Weberson Rodrigues, garante que vender sorvetes é uma atividade não só no verão, mas como em todos os anos, as vendas triplicam no calor. “Hoje em dia é possível vender sorvete o ano inteiro, mas no verão temos movimento o dia todo”, acrescenta.
Ainda segundo Weberson, esse ano as vendas não estão atingindo as margens esperadas devido à contenção de despesas que os brasileiros costumam fazer em janeiro. “Janeiro já é um mês complicado e acho que hoje as pessoas estão muito endividadas e optam por economizar nas coisas menores como o sorvete”, explica.
Apesar das economias típicas de verão, Weberson garante que o sorvete e o picolé ainda são as alternativas mais procuradas para se refrescar nos dias em que termômetros estão em alta. “As pessoas que passam aqui pelo centro sempre param para se refrescar, os visitantes também procuram opção e não tem essa de que só criança gosta de sorvete. Aqui os adultos são a maior parte dos consumidores”, finaliza.

É tempo de piscina



No Real Esporte Clube, na região central de Monlevade, diversos monlevadenses e visitantes se reúnem para aproveitar a temperatura e curtir a piscina. As crianças, que estão em férias escolares, também aproveitam o tempo e o calor para se divertir e fazer aulas de natação no clube.
De acordo com a auxiliar de Administração da Diretoria do clube, Marilene Maria da Costa, o movimento nesses últimos dias é intenso e o clube ainda conta com a visita de convidados de outras cidades. “Estamos recebendo muitos visitantes que estão passando as férias em Monlevade e aproveitam para curtir uma piscina”, explica.
Para a professora de hidroginástica Valmira Aragão, o movimento está de acordo com o esperado pelo clube, mas as aulas surpreendem. “Já tivemos dias da aula de hidroginástica ter mais de 70 pessoas. Todo mundo está querendo aproveitar o calor pra se movimentar”, ressalta. Ainda segundo ela, o clube espera essa movimentação até o mês de março, que é quando as temperaturas começam a abaixar.
A baiana Geane da Silva Carvalho Estivalete está curtindo as férias em Monlevade com o marido, que é monlevadense, e os filhos. Para ela, a melhor opção para esses dias quentes tem sido a piscina. “Chegamos no domingo e já viemos pro clube em todos os dias. Durante o dia não dá pra ficar em casa e à noite estamos aproveitando para dar uma volta pela cidade”, ressalta.

É tempo de ventiladores



Em rápida pesquisa pelas lojas de eletrodomésticos da cidade, vendedores confirmaram que aparelhos de ar condicionado e ventiladores são os mais procurados. Segundo Fernando Silva, gerente da Ricardo Eletro, a venda está superando as expectativas e os fornecedores não estão dando conta da demanda no município. “São muitos pedidos semanais e os aparelhos são vendidos rapidamente”, diz.