Variedades
30 de outubro de 2015

Doctum em expansão

Unidade de Monlevade traz novos projetos para a cidade


A Rede de Ensino Doctum, unidade de João Monlevade, traz grandes novidades para 2016. Segundo a diretora, Ana Carolina Santos Oliveira Pantuza, o Ensino Infantil do Centec será transferido para o bairro de Lourdes, e vai funcionar na rua Raposos, próximo ao Comercial Aline, a partir de fevereiro. “Temos uma excelente estrutura na sede da Vila Tanque, mas queremos nos aproximar do centro da cidade, para atender alunos de todos os bairros”, disse.
A diretora esclareceu que a nova sede irá atender crianças de 6 meses ao 5º ano do Ensino Fundamental I. “Temos um projeto arrojado que vai surpreender a comunidade. Teremos turmas integrais e berçário, além das aulas regulares, até o 5º ano. O Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e o Ensino Médio continuarão a funcionar na sede da Vila Tanque, assim com a graduação, por enquanto”, informou.
A diretora destacou a importância do Enem para os alunos do Centec. “Recentemente, os alunos do Ensino Médio do Centec participaram do projeto Enem, com palestras semanais, aulões, simulados, bem como sessões de coaching com psicóloga especialista, para auto conhecimento e preparação para a vida”, completou Carolina.

Vestibular



As inscrições para o vestibular 2016 são gratuitas e estão abertas até a próxima sexta-feira, 6 de novembro, através do site da Doctum (http:vest.doctum.edu.br/). O vestibular acontece no dia 7 de novembro.
A instituição, que é filantrópica, oferece bolsas de estudos de 100%, 50% e 25%, aos alunos matriculados no colégio e na faculdade, calouros e veteranos. Os calouros poderão se inscrever para as bolsas até o dia 5 de dezembro e os veteranos até o dia 5 de novembro.

História



A Doctum tem 80 anos e 23 unidades distribuídas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A Rede assumiu a administração dos cursos em Monlevade em 2012, que antes eram administrados pela Funcec. Atualmente, a instituição conta com 9 cursos: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, além de Engenharia de Computação e Tecnólogo em Logística que estão sem turmas formadas no momento.
Para os novos cursos de engenharia a Unidade já possui laboratórios técnicos nas áreas de física, química, circuitos elétricos, materiais de construção e solos, bem como de informática. Os alunos da faculdade e do colégio Centec têm à disposição uma biblioteca com mais de 48 mil títulos.
A Unidade Doctum João Monlevade conta, hoje, com um total de 1.600 alunos, entre a faculdade e o Centec. “Crescemos muito a partir de 2012 em virtude dos novos cursos superiores. Temos cerca de 120 professores, todos titulados, sendo 40% com mestrado e/ou doutorado. Inclusive dois de nossos professores estão cursando o doutorado com vivência acadêmica internacional. Recentemente, o professor Rubem Machado, dos cursos de engenharia, teve artigos científicos publicados na China e nos Estados Unidos”, relatou Ana Carolina. 
O Índice Geral de Cursos (IGC), medido pelo MEC como um indicador de qualidade, que tem escala de 1 a 5, qualificou a Doctum com nota 4, comparando-a a grandes instituições, pois a maioria das faculdades tem índice 3.
Segundo a diretora Ana Carolina, há um projeto de cursos superiores à distância da Rede Doctum, em que a unidade de João Monlevade será um dos pólos de ensino. Questionada sobre a vinda do curso de Medicina para a cidade, ela explicou que há possibilidades futuras. “Precisamos seguir todo um processo do MEC para trazermos o curso de Medicina para Monlevade. A administração pública já demonstrou interesse junto ao MEC, e agora estamos aguardando a publicação de um novo edital, para podermos pleitear o curso para a nossa unidade. É um processo complexo, mas já estamos trabalhando em prol de realizá-lo”, afirmou.