Você está em Notícia / VARIEDADES /
Variedades
16 de outubro de 2015
Se toca, mulher

Outubro Rosa: o mês de conscientização sobre o câncer de mama


O mês de outubro é marcado pela luta contra o câncer de mama e são realizadas diversas ações de mobilização para o diagnóstico precoce da doença. Esse período do ano é conhecido como “Outubro Rosa” e foi escolhido no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Desde 2010 o governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), mobilizam as unidades de saúde de todo o Brasil para promover a conscientização das mulheres, quanto à doença.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete às mulheres em todo o mundo, representando cerca de 25% de todos os tipos da doença detectados nas pessoas do sexo feminino. No Brasil, de acordo com o INCA, é o câncer mais comum, com exceção do câncer de pele não melanoma. Até o final deste ano, segundo o instituto, são esperados 57.120 casos novos, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.
Existem diversos fatores que podem levar ao câncer de mama como: obesidade e sobrepeso após a menopausa, envelhecimento, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes (raios X, mamografia e tomografia), primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos, ter feito uso de contraceptivos orais por tempo prolongado, ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos. Além disso, existem os fatores hereditários/genéticos que envolvem histórico familiar de câncer de ovário, casos de câncer de mama, principalmente, antes dos 50 anos e câncer de mama em homens.
Para evitar a doença, as mulheres devem praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável, com a manutenção do peso corporal e a amamentação, que contribui, pois é considerado um fator protetor. Existe também, como fator de proteção, a mamografia, que é um dos exames mais importantes para diagnosticar o câncer de mama, além das mulheres realizarem o autoexame em suas mamas.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo) fixo, geralmente indolor pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, surgimento de alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Para a presidente da Associação Por Amor de João Monlevade, Conceição Couto, que há anos já promove diversas ações para ajudar na assistência a mulheres portadoras de câncer de mama e orientação sobre a prevenção, o Outubro Rosa ajuda a levar mais informação às pessoas e chamar atenção para uma doença que pode ser combatida. “Trabalhamos durante todo o ano para ajudar as mulheres e conscientizá-las. Com esse mês Rosa e a divulgação constante da importância de prevenção, conseguimos chamar mais a atenção e debater sobre a doença e os cuidados”, apontou.

Monlevade sem exames

Apesar do mês ser referência para as mamografias, os exames ainda não estão sendo realizados em Monlevade devido a uma inspeção e algumas adequações, que foram solicitadas pela Gerência Regional de Saúde (GRS). Funcionários do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cismepi), responsável por executar o exame, não souberam informar quando o equipamento deve voltar a funcionar. No entanto, as marcações podem ser feitas na Secretária Municipal de Saúde, no prédio do Pronto Atendimento (PA).

Programação

Em João Monlevade, o “Outubro Rosa” está levando aos postos de saúde da cidade diversas atividades como: palestras, exames clínicos nas mamas, consulta médica e de enfermagem específica para a mulher, coleta de preventivo, aplicação de vacinas, orientação sobre autoexame e importância de prevenção a doenças como as DST-HIV/AIDS. Além disso, mulheres de 50 a 69 anos poderão fazer a solicitação de mamografias.
No dia 23 de outubro, às 7h30, saindo da Câmara Municipal, acontece uma caminhada até a Praça Sete, onde terá exposição da Associação Por Amor, estande da Saúde, distribuição de panfletos e recreação infantil. Já no dia 25, a partir das 14h, haverá a “Tarde Rosa”, no Sindicato dos Metalúrgicos.
O encerramento das ações do mês rosa será no dia 30, também no Sindicato, a partir das 13h, quando acontece uma conferência de mulheres para debater sobre educação, saúde, empreendedorismo, voluntariado, violência doméstica, entre outros. No encerramento haverá um coquetel.

O que é câncer de mama?

É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS