Você está em Notícia / VARIEDADES /
Variedades
7 de agosto de 2015
Multimistura de Dona Maria Efigênia salva vidas há 50 anos
Há mais de 50 anos começou a ser produzida, em uma casa simples no bairro Vila Tanque, uma farinha para ser usada como suplemento alimentar para pessoas doentes de João Monlevade. A criação da mistura foi feita por dona “Maria da Lavagem”, que dedicou sua vida a criar os 13 filhos, sem negar ajuda aos enfermos e aos mais necessitados.

Dona Maria faleceu em 2011. Mas, para perpetuar seu trabalho social, a sua filha, Ana Elizabeth de Oliveira Santos, assumiu a produção da multimistura e continua com a arrecadação de ingredientes para o composto, fazendo doações aos necessitados. “Quando nos envolvemos com esse tipo de causa não tem como sair”, aponta.
Ainda em 2011, foi criada a Associação Maria Efigênia (AME), que doa, mensalmente, de 500 a 750 pacotes de farinha alimentar.”Doamos para quem precisa. Já veio gente do Espírito Santo, de Belo Horizonte, de Santa Bárbara e outras cidades da região para buscar o suplemento. Além disso, todas as quintas-feiras vamos aos bairros carentes de João Monlevade e entregamos doações de roupas, cestas básicas, cobertores, entre outros donativos que recebemos, junto com a farinha que produzimos”, explica Ana Elizabeth.

A fundadora da AME conta que a multimistura continua a ser produzida graças a doações de voluntários. Entre esses, destacam-se funcionários da Caixa Econômica de João Monlevade. “Eles juntam o dinheiro todos os meses e compram os alimentos de que precisamos e entregam em minha casa. Produzimos sempre, pois temos uma demanda grande e não podemos desamparar ninguém. Ressalto que sem o apoio, não conseguiríamos manter a produção”, aponta.
Recentemente, a Associação recebeu uma máquina seladora, doada pela empresa Maqtec, para vedar os sacos da multimistura. “Também contamos com o apoio de várias entidades municipais, que doam arrecadações das campanhas de alimentos, agasalhos e cobertores”, destacou Ana Elizabeth. A filha de “Maria da Lavagem”, que desde muito jovem se envolve nos trabalhos sociais, conta que as pessoas precisam de algo além de alimentos e roupas. Elas necessitam de carinho. “Realizamos uma confraternização no final do ano e podemos notar como as crianças precisam mesmo é de afeto e como se sentem felizes quando têm. Esse é um dos motivos pelo qual não tem como largar essa vida de doação às pessoas. Elas precisam de nós e nós também delas”, relata.

Campanha



A AME realiza uma campanha para arrecadação de ingredientes para a multimistura. De domingo (9) até o sábado (15), interessados poderão doar leite em pó, Nutriton 11 Cereais, Cremogema, Mucilon, aveia e fubá, que são os alimentos utilizados para fazer a multimistura. Os postos de coleta estarão no Hiper Comercial Monlevade e no Fraga Supermercado. Além de doações de alimentos, voluntários podem realizar depósitos em dinheiro para a conta da AME na Caixa Econômica: Agência 0607/ operação 013. Conta poupança: 30336-6.
LEIA TAMBÉM
 
Publicidade
31 3851-1791
Av. Rodrigues Alves, nº 78, República
João Monlevade/MG
NOTÍCIAS
OPINIÃO
OPINIÃO
SOCIAIS