Variedades
17 de julho de 2015

Das copas de Futsal ao Festival de Inverno

Tradicional torneio do Real Esporte Clube começa na próxima segunda



Nos anos de 1980, o Real Esporte Clube começou a realizar copas de Futsal para atletas profissionais e amadores de João Monlevade e região. De acordo com o vice-presidente do clube, Francisco Bernardino, os jogos recebiam craques de futebol de salão de Minas Gerais. “O torneio sempre recebia ilustres jogadores, que mesmo morando na Europa, vinham para Monlevade na época dos jogos para participar”, relata. Bernardino relembra que, como os jogos começaram a se popularizar na cidade, era necessário alugar grandes arquibancadas para que o público pudesse assistir às partidas de forma confortável. “Isso foi no início, antes da construção das arquibancadas que temos hoje”, destaca. No começo, o evento era patrocinado pelas marcas de cerveja Skol e Kaiser e, atualmente, é apoiado pela Brahma.

Outro incremento para a Copa de Futsal foi o som mecânico, que trouxe uma nova cara ao Torneio, já na década de 1990. “Nessa nova fase o evento passou a ser conhecido como Festival de Inverno e começou a contar também com competições de sinuca, baralho, partidas de vôlei, além de diversos shows e exposição de artesanatos que ainda acontecem”, conta Bernardino. Depois, o som mecânico foi substituído pelas atrações musicais ao vivo, abrindo espaço para bandas e músicos de João Monlevade e região se apresentarem para um público de mais de três mil pessoas.
Em 2015, será realizada a 30ª edição do Festival de Inverno e a 14ª Copa Brahma de Futsal, entre os dias 20 e 31 de julho. Os eventos contam com a participação da equipe da Rádio Transamérica, que vai distribuir diversos brindes aos participantes. Além disso, os jogos serão realizados na quadra poliesportiva, já que o clube passa por obras de ampliação. “Queremos resgatar o nosso público e a confiabilidade dos associados do Real Esporte Clube, além de promover mais movimento, lazer e entretenimento para a comunidade durante as férias escolares. Para tanto, estamos trazendo boas bandas de João Monlevade e região”, explica Antônio Heleno, um dos membros da diretoria do clube.

Serão 24 equipes disputando a Copa Brahma e os vencedores ganharão troféus e medalhas, além dos artilheiros que também serão premiados.
As comidas e bebidas ficarão à cargo da Escola de Pais. Parte da arrecadação com as vendas das entradas, que variam de R$3,00 a R$ 7,00, dependendo do dia, serão doadas à Associação Monlevadense de Apoio aos Idosos (AMAI) e ao Serviço Voluntário de Resgate (Sevor).
Artistas interessados em expor seus trabalhos no Salão Nobre do Real, durante a segunda semana do Festival, devem procurar a secretaria do Clube, na rua Realeza, nº 70, bairro Novo Horizonte ou entrar em contato pelo telefone (31) 3851-1255.